HG 304 – Teoria do Conhecimento I
Graduação, 1o
Sem. 2007 - Segundas,
das 10 às 12 h; terças, das 10 às 12 h.
Prof. Silvio Seno Chibeni
Departamento de Filosofia - Unicamp
http://www.unicamp.br/~chibeni
EMENTA:
O curso visa a estudar a teoria epistemológica
apresentada por John Locke no Essay
concerning Human Understanding. Serão também estudados alguns capítulos do
livro de Bertrand Russell The Problems of Philosophy.
Reposição de aulas
Conforme convocação por e-mail aos
alunos, realizou-se hoje, dia 2 de julho, na sala 209 do Centro de Lógica,
Epistemologia e História da Ciência (CLE) o primeiro encontro pós-greve.
Partindo de sugestão do professor, modificada com as sugestões dos alunos,
ficou acertado o seguinte plano de reposição de aulas e conclusão do processo
avaliativo:
- Na tentativa de minimizar as perdas decorrentes da paralisação,
será aproveitado todo o período restante do semestre letivo, estendido até
o dia 23 deste mês (data em que, impreterivelmente, deverão ser inseridas
as notas e freqüências dos alunos no sistema da DAC).
- Serão realizadas aulas nos dias e horários oficiais (devendo-se
estudar a substituição da aula do dia 9, feriado), na referida sala do
CLE.
- As aulas terão início às 10 horas (e não às 10:10), terminando às
12 h.
- Como sempre, o professor estará disponível para encontros
suplementares, a pedido dos alunos, para a discussão suplementar de
tópicos de interesse dos alunos.
- Não se deverá “correr” com a matéria, visando a meta impossível de
cumprir integralmente o programa inicial.
- Esse programa, no entanto, será adaptado nos seguintes pontos: 1)
Supressão do cap. II xxxiii, sobre associação de idéias (que poderá ser
retomado em curso sobre Hume que o professor eventualmente venha a
ministrar no futuro); 2) Transferência dos itens referentes ao livro III
para a parte introdutória do curso HG 752 – Tópicos
Especiais de História da Filosofia Moderna IV, sobre a filosofia de Berkeley,
que o professor ministrará no próximo semestre (ver ementa e bibliografia
no site do professor). Os alunos que eventualmente não se matricularem
poderão vir às aulas como ouvintes. Ambas essas modificações justificam-se
pelo conteúdo dos cursos e itens modificados.
- Será feita, inicialmente, uma revisão do conteúdo já visto do livro
II.
- A avaliação será adaptada às circunstâncias desfavoráveis que se
criaram, sem, no entanto, se abdicar da seriedade que o processo exige,
ficando assim:
- Considerar fechado o conteúdo que foi objeto das duas listas de
exercícios e da prova 1. Essa matéria não será mais objeto de avaliação
explícita.
- Substituição da prova 2 (perdida), que seria realizada em sala sem
consulta, por uma prova a ser feita em casa. Essa prova será distribuída
em papel aos alunos no final da última aula, dia 17, devendo ser
respondida em 24 horas. As respostas deverão ser entregues ao professor,
na sala de aula, às 12 h. do dia 18, ou, antes disso, ao secretário do
CLE, sr. Marcos Munhoz (não entregar por e-mail ou a
outra pessoa!).
- A média final será a média aritmética das duas provas. Se esse
valor for inferior a 5,0, o aluno deverá fazer exame em sala de aula, com
consulta, no dia 20, às 10 horas. Para aprovação a nota do exame deverá
ser tal que, em média aritmética com a média das provas, dê valor igual
ou superior a 5,0.
(Este plano não será mais alterado, exceto pela ocorrência de
fatos novos de suficiente gravidade.)
AVALIAÇÃO:
Será baseada em provas sem consulta e na participação
efetiva nas aulas.
Calendário de provas:
- primeira prova: 7/maio, segunda-feira - Respostas
- segunda prova: 17/julho, terça-feira
– devolver até as 12 h. do dia 18.
- exame final: 20/julho, sexta-feira, às 10 h. (Não haverá, dada a aprovação por nota, pela
média das duas provas, de todos os alunos que não abandonaram o curso,
pela ausência a pelo menos uma das provas.)
- Notas (resultado da avaliação)
BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
·
LOCKE, J. An Essay concerning Human Understanding.
Edited with an Introduction, Critical Apparatus and Glossary by Peter H.
Nidditch. Oxford, Clarendon Press, 1975. (Observação: Os
alunos deverão usar preferencialmente essa edição, disponível na biblioteca do
IFCH. Mais detalhes sobre edições e traduções são fornecidos nos dois primeiros
links, abaixo.)
·
RUSSELL, B. The
Problems of Philosophy. Oxford,
Oxford University
Press, 1983.
Textos secundários: O curso
é voltado primordialmente à análise direta dos textos de Locke e Russell.
Textos recentes e vasta bibliografia sobre Locke podem ser encontrados no Cambridge Companion to Locke, editado
por V. Chappell (Cambridge, Cambridge University Press, 1994). Uma amostra de
obras representativas sobre Locke é fornecida no segundo dos links abaixo.
Eventualmente, as análises durante o curso poderão sugerir a leitura parcial ou
integral de algumas dessas obras e de outras a serem indicadas oportunamente.
·
Seleção
preliminar de parágrafos do Essay a serem explicitamente estudados
no curso.
·
Referências e links
sobre Locke, incluindo links para versões digitais do Essay.
· Versão digital html de The
Problems of Philosophy: http://www.ditext.com/russell/russell.html
·
Breve
biografia de Locke (Enciclopédia Grolier).
·
Biografia mais extensa, com
apresentação geral da obra (The Internet Encyclopedia of Philosophy: http://www.iep.utm.edu/l/locke.htm)
Material de apoio: Textos de apoio ao curso
(cópias de artigos, notas de aula, etc.) eventualmente estarão disponíveis na
seção Textos didáticos
do site do professor e/ou em uma pasta no serviço de cópias do IFCH
(gráfica, prédio da pós-graduação).