4 créditos, 60 horas semestrais
Pós-Graduação,
2o Semestre de 2010
Horário: Quintas-feiras, das 14 às 18 h
Local: Sala 204 do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE)
Prof. Silvio Seno Chibeni
Departamento de Filosofia - Unicamp
web-site: www.unicamp.br/~chibeni - e-mail: chibeni@unicamp.br
Ementa:
O curso visa a apresentar e discutir metodicamente um conjunto de tópicos filosóficos relativos ao conhecimento científico, entre os quais: ciência e conhecimento ordinário; ciência e pseudo-ciência; predições e explicações na ciência; avaliação de teorias científicas; ciência e ética.
Programa do curso: Ver www.unicamp.br/~chibeni/cursos/102jc/jc107-programa.htm
Avaliação:
Será baseada em trabalhos e tarefas distribuídos ao longo do curso e na participação efetiva nas aulas. O curso não pressupõe conhecimentos aprofundados de filosofia ou ciência, mas assume uma cultura geral razoável e capacidade de ler e compreender textos acadêmicos complexos. Requer também disponibilidade de tempo para leitura regular de textos no decorrer do curso, visto que as aulas pressuporão a leitura prévia dos textos a serem discutidos.
Bibliografia:
(Indicações bibliográficas
mais detalhadas serão oferecidas oportunamente, tanto durante as aulas como no
site www.unicamp.br/~chibeni)
1. Bezerra, V. A. Notas de aula “Nascimento e Desenvolvimento da Ciência Moderna”.
2. Chalmers,
A. F. What is this Thing called Science? 2nd.
ed. Buckingham: Open University Press 1982. (O que é a Ciência, Afinal? Trad. R. Fiker. São Paulo, Brasiliense,
1993.)
3.
Chibeni,
S. S. Notas de aula de filosofia da ciência disponíveis na seção Textos
Didáticos do site http://www.unicamp.br/~chibeni:
“Filosofia: Noções introdutórias”; “Epistemologia: Noções introdutórias”; “A ciência e suas origens”; “Observações sobre as relações entre a ciência e a filosofia”,
“Objetivos da ciência”, “Tipos de teorias: construtivas e fenomenológicas”; “Algumas observações sobre o ‘método científico’”; Notas de aula sobre teste de hipóteses – capítulos 3 e 4 de Philosophy of Natural Science, de Carl Hempel;
Notas sobre A Estrutura das Revoluções Científicas; Síntese de A Estrutura das Revoluções Científicas; “A
fundamentação das teorias científicas”; “O
progresso da ciência”; “Ciência
e ética”.
4. Clotet, J. Ciência e ética: Onde estão os limites? Episteme
(Porto Alegre), n. 10, pp. 23-29, 2000.
5.
Cohen,
I. B. O Nascimento de uma Nova Física. Trad.
G. de Andrada e Silva.
6. Cupani, A. A propósito do ‘ethos’ da ciência.
Episteme (Porto Alegre), n. 6, pp. 16-38,
1998.
7. Cupani, A. Limites da ciência? Episteme
(Porto Alegre), n. 10, pp. 17-22, 2000.
8.
Feyerabend, P. K. Against Method.
9. Garcia, J. L. e Martins, H. O ethos da ciência e suas
transformações contemporâneas, com especial atenção à biotecnologia. Scientiae Studia v.7, n.1,
pp. 83-104, 2009.
10. Goldim, J. R. Rompendo os limites entre ciência e ética. Episteme (Porto Alegre), n. 10, pp. 31-37, 2000.
11. Grupo de História e Teoria da Ciência (IFGW-Unicamp) http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc
12. Haack, Susan. Defending Science – Within Reason. Between Scientism and Cynicism.
13. Haack, Susan. Evidence and Inquiry. Towards Reconstruction in Epistemology.
14. Haack, Susan. Manifesto of a Passionate Moderate. Unfashionable Essays. Chicago,
15. Haack, S. Filosofia das lógicas. Tradução de Luiz H.
Dutra e César Mortari. Editora Unesp:
16. Hahn, H., Neurath, O. & Carnap, R. A concepção cientifica do mundo – O círculo de Viena. Trad. F. P. A. Fleck. Cadernos de História e Filosofia da Ciência,
n. 10, pp. 5-20, 1986. [1929]
17. Hempel, C. G. The Philosophy of Natural Science. Englewood Cliffs,
Prentice-Hall, 1966. (Filosofia das Ciências Naturais. Trad. P. S. Rocha. Rio, Zahar,
1974.)
18. Herbert Marcuse,
H. A responsabilidade da ciência. Traduzido do original em
inglês por M. M. Pisani. Scientiae Studia v.7, n.1,
pp. 158-164, 2009.
19. Kuhn, T.
S. The Structure of Scientific Revolutions. 2nd. ed.
20. Kuhn, T.
S. The Road Since Structure. Chicago,
21. Lacey, H. Ciência, respeito à natureza e bem-estar humano. Scientiae Studia v.6, n.3,
pp. 297-327, 2008.
22. Lacey, H. Is
Science Value-Free? Values and Scientific Understanding.
23. Lacey, H. Valores e Atividade
Científica – volumes I e II. São Paulo, Associação Filosófica Scientiae Studia/Editora 34, 2008
e 2010.
24. Lakatos, I. & Musgrave, A. (eds.) Criticism
and the Growth of Knowledge. Cambridge, Cambridge University
Press, 1970. (A critica e o desenvolvimento do
conhecimento. (Trad. O. M. Cajado.) São Paulo, Cultrix, 1979.)
25. Lakatos, I.
Falsificação e metodologia dos programas de investigação. (Trad.
E. P. T. M. Mendes.) Lisboa, Edições 70, 1999.
26. Losee, J. A Historical Introduction to the Philosophy of
Science. 2 ed.
Oxford, Oxford University Press,
1980. (Introdução Histórica à Filosofia da Ciência. Trad.
B. Climberis. Belo Horizonte, Itatiaia e São Paulo,
Edusp, 1979.)
27. Lucie, P. A Gênese do Método Científico.
Rio de Janeiro, Campus, 1977.
28. Mariconda, P. R. Artigos
sobre Galileo .
29. Musgrave,
Alan. Common sense, science and scepticism: a historical introduction to the theory of
knowledge.
30. Nagel, E. The Structure of Science.
31. Neves, M. C. et al. “Galileu
fez o experimento do plano inclinado?” Revista Electrónica
de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n.1, 2008.
32. Oliva, A. É a ciência a razão em ação ou ação social sem razão? Scientiae Studia v.7, n.1,
pp. 105-134, 2009.
33. Oliveira, M. B. & Fernandez, B.
P. M. Hempel, Semmelweis e a verdadeira
tragédia da febre puerperal. Scientiae Studia, v.5 n.1, p. 49-79, 2007.
34. Popper, K.
R. Conjectures
and Refutations. 4.ed., revised.
35. Popper, K.
R. Objective
Knowledge.
36. Popper, K.
R. The Logic of Scientific Discovery.
5.ed., revised.
37. Miller, D. (ed.) Popper:
Textos Escolhidos (Trad. Vera Ribeiro.) Rio de Janeiro:
Contraponto Editora/Editora PUC-Rio,
2010.
38. Santos, C. A. Os dez mais
belos experimentos da física. Textos sobre enquete
da revista Physics World.
Prof. C. A. dos Santos (IF-UFRGS).
39. Silva, M. R. “Um passeio pelas principais correntes da filosofia da ciência”,
ComCiência, Revista Eletrônica de Jornalismo
Científico (UNICAMP), n. 120, 10/07/2010.
40. Silva, T. Notas de
aula “Teoria cinética”, Profa. Tatiana da Silva (Grupo de
Pesquisa em Ensino de Física, UFSC).