JC 107 – Tópicos em Metodologia Científica

4 créditos, 60 horas semestrais

 

Pós-Graduação, 2o Semestre de 2010 

Horário: Quintas-feiras, das 14 às 18 h

Local: Sala 204 do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE)

Prof. Silvio Seno Chibeni

Departamento de Filosofia - Unicamp

web-site: www.unicamp.br/~chibeni - e-mail: chibeni@unicamp.br

 

Ementa:

O curso visa a apresentar e discutir metodicamente um conjunto de tópicos filosóficos relativos ao conhecimento científico, entre os quais: ciência e conhecimento ordinário; ciência e pseudo-ciência; predições e explicações na ciência; avaliação de teorias científicas; ciência e ética.

 

Programa do curso: Ver www.unicamp.br/~chibeni/cursos/102jc/jc107-programa.htm  

Avaliação:

Será baseada em trabalhos e tarefas distribuídos ao longo do curso e na participação efetiva nas aulas. O curso não pressupõe conhecimentos aprofundados de filosofia ou ciência, mas assume uma cultura geral razoável e capacidade de ler e compreender textos acadêmicos complexos. Requer também disponibilidade de tempo para leitura regular de textos no decorrer do curso, visto que as aulas pressuporão a leitura prévia dos textos a serem discutidos.

Bibliografia:

(Indicações bibliográficas mais detalhadas serão oferecidas oportunamente, tanto durante as aulas como no site www.unicamp.br/~chibeni)

 

1.     Bezerra, V. A. Notas de aula “Nascimento e Desenvolvimento da Ciência Moderna”.

2.     Chalmers, A. F. What is this Thing called Science? 2nd. ed. Buckingham: Open University Press 1982. (O que é a Ciência, Afinal? Trad. R. Fiker. São Paulo, Brasiliense, 1993.)

3.     Chibeni, S. S. Notas de aula de filosofia da ciência disponíveis na seção Textos Didáticos do site http://www.unicamp.br/~chibeni: “Filosofia: Noções introdutórias”; “Epistemologia: Noções introdutórias”; “A ciência e suas origens”; “Observações sobre as relações entre a ciência e a filosofia”, Objetivos da ciência”, “Tipos de teorias: construtivas e fenomenológicas”; “Algumas observações sobre o ‘método científico’”; Notas de aula sobre teste de hipóteses – capítulos 3 e 4 de Philosophy of Natural Science, de Carl Hempel; Notas sobre A Estrutura das Revoluções Científicas;  Síntese de A Estrutura das Revoluções Científicas; “A fundamentação das teorias científicas”; “O progresso da ciência”; “Ciência e ética”.

4.     Clotet, J. Ciência e ética: Onde estão os limites? Episteme (Porto Alegre), n. 10, pp. 23-29, 2000.

5.     Cohen, I. B. O Nascimento de uma Nova Física. Trad. G. de Andrada e Silva. São Paulo, Edart, 1967. (The birth of a new physics. London, Peguin, 1992.)

6.     Cupani, A. A propósito do ‘ethos’ da ciência. Episteme (Porto Alegre), n. 6, pp. 16-38, 1998.

7.     Cupani, A. Limites da ciência? Episteme (Porto Alegre), n. 10, pp. 17-22, 2000.

8.     Feyerabend, P. K. Against Method. London: Verso 1978.

9.     Garcia, J. L. e Martins, H. O ethos da ciência e suas transformações contemporâneas, com especial atenção à biotecnologia. Scientiae Studia v.7, n.1, pp. 83-104, 2009.

10.  Goldim, J. R. Rompendo os limites entre ciência e ética. Episteme (Porto Alegre), n. 10, pp. 31-37, 2000.

11.  Grupo de História e Teoria da Ciência (IFGW-Unicamp) http://www.ifi.unicamp.br/~ghtc

12.  Haack, Susan. Defending Science – Within Reason. Between Scientism and Cynicism. New York, Prometheus, 2003.

13.  Haack, Susan. Evidence and Inquiry. Towards Reconstruction in Epistemology. Oxford, Blackwell, 1995.

14.  Haack, Susan. Manifesto of a Passionate Moderate. Unfashionable Essays. Chicago, University of Chicago Press, 1998.

15.  Haack, S. Filosofia das lógicas. Tradução de Luiz H. Dutra e César Mortari. Editora Unesp: São Paulo, 2002.

16.  Hahn, H., Neurath, O. & Carnap, R. A concepção cientifica do mundo – O círculo de Viena. Trad. F. P. A. Fleck. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, n. 10, pp. 5-20, 1986. [1929]

17.  Hempel, C. G. The Philosophy of Natural Science. Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 1966. (Filosofia das Ciências Naturais. Trad. P. S. Rocha. Rio, Zahar, 1974.)

18.  Herbert Marcuse, H. A responsabilidade da ciência. Traduzido do original em inglês por M. M. Pisani. Scientiae Studia v.7, n.1, pp. 158-164, 2009.

19.  Kuhn, T. S. The Structure of Scientific Revolutions. 2nd. ed. Chicago, University of Chicago Press, 1970. (A Estrutura das Revoluções Científicas. (Trad. B. V. Boeira.) 8 ed., Perspectiva, 2003.)

20.  Kuhn, T. S. The Road Since Structure. Chicago, University of Chicago Press, 2000. (O Caminho desde A Estrutura. Trad. A. A. Passos Videira. São Paulo, Edunesp, 2006.)

21.  Lacey, H. Ciência, respeito à natureza e bem-estar humano. Scientiae Studia v.6, n.3, pp. 297-327, 2008.

22.  Lacey, H. Is Science Value-Free? Values and Scientific Understanding. London, Routledge, 2005.

23.  Lacey, H. Valores e Atividade Científica – volumes I e II. São Paulo, Associação Filosófica Scientiae Studia/Editora 34, 2008 e 2010.

24.  Lakatos, I. & Musgrave, A. (eds.) Criticism and the Growth of Knowledge. Cambridge, Cambridge University Press, 1970. (A critica e o desenvolvimento do conhecimento. (Trad. O. M. Cajado.) São Paulo, Cultrix, 1979.)

25.  Lakatos, I. Falsificação e metodologia dos programas de investigação. (Trad. E. P. T. M. Mendes.) Lisboa, Edições 70, 1999.

26.  Losee, J. A Historical Introduction to the Philosophy of Science. 2 ed. Oxford, Oxford University Press, 1980. (Introdução Histórica à Filosofia da Ciência. Trad. B. Climberis. Belo Horizonte, Itatiaia e São Paulo, Edusp, 1979.)

27.  Lucie, P. A Gênese do Método Científico. Rio de Janeiro, Campus, 1977.

28.  Mariconda, P. R. Artigos sobre Galileo .

29.  Musgrave, Alan. Common sense, science and scepticism: a historical introduction to the theory of knowledge. Cambridge University Press: Great British, 1993.

30.  Nagel, E. The Structure of Science. Indianapolis and Cambridge: Hackett Publishing Company, 1979. (La Estrutura de la Ciencia. Trad. Néstor Miguéz. Barcelona, Paidós Iberica, 2006.)

31.  Neves, M. C. et al. Galileu fez o experimento do plano inclinado?” Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 7, n.1, 2008.

32.  Oliva, A. É a ciência a razão em ação ou ação social sem razão? Scientiae Studia v.7, n.1, pp. 105-134, 2009.

33.  Oliveira, M. B. & Fernandez, B. P. M. Hempel, Semmelweis e a verdadeira tragédia da febre puerperal. Scientiae Studia, v.5 n.1, p. 49-79,  2007.

34.  Popper, K. R.  Conjectures and Refutations. 4.ed., revised. London: Routledge and Kegan Paul 1972a.

35.  Popper, K. R.  Objective Knowledge. Oxford: Clarendon Press 1972b.

36.  Popper, K. R. The Logic of Scientific Discovery. 5.ed., revised. London: Hutchinson 1968.

37.  Miller, D. (ed.) Popper: Textos Escolhidos   (Trad. Vera Ribeiro.) Rio de Janeiro: Contraponto Editora/Editora PUC-Rio, 2010.

38.  Santos, C. A. Os dez mais belos experimentos da física. Textos sobre enquete da revista Physics World. Prof. C. A. dos Santos (IF-UFRGS).

39.  Silva, M. R. “Um passeio pelas principais correntes da filosofia da ciência”, ComCiência, Revista Eletrônica de Jornalismo Científico (UNICAMP), n. 120, 10/07/2010.

40.  Silva, T. Notas de aula “Teoria cinética”, Profa. Tatiana da Silva (Grupo de Pesquisa em Ensino de Física, UFSC).