HG 304 – Teoria do Conhecimento I
Graduação, 1o Sem. 2012
Prof. Silvio Seno Chibeni
· Esta
lista não é para nota; visa
somente a auxiliar o estudo dos textos do curso. Versa sobre temas epistemológicos discutidos Locke no início do Essay (Dedicatória,
Epístola ao Leitor e capítulos i e ii do livro I).
·
As respostas não devem ser longas, porém devem
ser inteligíveis por quem não conheça o texto.
· Nas
respostas, é essencial indicar claramente os parágrafos relevantes, usando a
convenção internacional adotada no curso (ver, como exemplo, a lista de
parágrafos selecionados para estudo, no programa da disciplina).
1.
Apresente e explique brevemente a comparação
que Locke traça, na Dedicatória, entre a verdade e o ouro.
2.
Identifique e transcreva algumas frases da
Epístola ao Leitor em que Locke, ao contar a história do Essay, destaca a importância do
estudo do “entendimento” (ou da epistemologia, como diríamos hoje). Localize
também a passagem semelhante existente no capítulo i do livro I. Explique
brevemente, destacando os principais benefícios que, segundo Locke, adviriam
desse estudo.
3.
Na Epístola Locke procura indicar, de forma
bastante geral, o papel que atribui a si próprio dentro do que chama de
“comunidade do saber”. Que papel é esse? Na resposta, esclareça, em particular,
a comparação que ele faz do seu trabalho com o dos grandes filósofos naturais
de seu tempo.
4.
Localize, em I i, o
parágrafo em que Locke diz que não vai investigar a essência da mente. Que
método ele diz, nesse próprio parágrafo, que será adotado por ele no lugar
dessa investigação de cunho metafísico? (Diga o nome do método e explique
brevemente.)
5.
Em I i 3 Locke
apresenta as três principais etapas da investigação que irá empreender no
livro. Quais são? (Explique brevemente cada uma, usando seus próprios termos.)
6.
Locke lança mão, nos parágrafos seguintes, de
várias metáforas para antecipar a lição principal a ser tirada de seus estudos
do entendimento – que, resumidamente, é a de que a nossa capacidade de conhecer
as coisas é em geral muito limitada, porém suficiente para assegurar todos os
principais objetivos do ser humano. Localize, reproduza resumidamente e
explique brevemente duas dessas metáforas.
7. No livro I do Essay Locke
analisa a tese da existência do conhecimento inato e critica vários argumentos
a seu favor. O primeiro e mais importante é o argumento do assentimento universal.
Apresente esse argumento em termos claros, explicando o raciocínio envolvido na
transição da(s) premissa(s) para a conclusão.
8. Qual a primeira crítica de
Locke a esse argumento?
9. A segunda e mais importante
crítica que Locke faz a esse argumento dos inatistas
é a de que contém uma premissa falsa. Que premissa é essa? Como Locke
fundamenta a afirmação de que essa premissa é falsa?
10. Além de apontar as
deficiências do argumento do adversário, Locke fornece um poderoso argumento
positivo para a inexistência de
conhecimento inato. Apresente esse argumento, indicando claramente o papel
essencial que nele desempenha a falsidade da premissa do argumento do
assentimento universal.
11. No parágrafo 17 do capítulo ii, Locke apresenta o segundo mais importante argumento inatista, o argumento do pronto assentimento. Reproduza esse argumento e comente a sua
natureza (ou seja, dentre os tipos de argumento discutidos em aula, qual seria
esse; justifique).
12. No parágrafo seguinte, Locke
critica esse argumento inatista. Apresente em termos
precisos a crítica feita por Locke.