HG 304 – Teoria do Conhecimento I

Graduação, 1o Sem. 2012 - Quintas, das 14 às 18 h.

Sala 208 do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE)

 

Prof. Silvio Seno Chibeni

Departamento de Filosofia - Unicamp

http://www.unicamp.br/~chibeni

 

Nota: confirmada a aula-extra dia 5 de julho, no horário usual. Assunto: extensão do conhecimento de coexistência (IV iii). Leitura suplementar sugerida: Artigo do professor intitulado  Locke on the epistemological status of scientific laws (2005), disponível no site do professor.

 

Ementa: O curso visa a apresentar e discutir aspectos centrais da teoria epistemológica de John Locke, conforme exposta no An Essay concerning Human Understanding.

 

Programa: Clique aqui.

 

Avaliação: Duas provas em sala de aula e acompanhamento efetivo das aulas. Exame final, segundo as normas da universidade, ou seja, para os alunos que tenham no mínimo 75% de presença às aulas e nota final menor do que 5,0, devendo, para a aprovação, obter no exame, no mínimo, a nota que falta para completar 10,0.

 

·       Lista 1 (5 de abril)

·       Lista 2 (16 de junho)

·       Prova 1 (10 de maio, das 16 às 18 h). Será permitida consulta exclusivamente a material impresso, ficando vedado o uso de qualquer aparelho eletrônico; esse material impresso não poderá circular entre os alunos.

·       Prova 2 (28 de junho, das 16 às 18 h (aula normal das 14 às 15:30). Será permitida consulta exclusivamente a material impresso, ficando vedado o uso de qualquer aparelho eletrônico; esse material impresso não poderá circular entre os alunos.

·       Exame final (12 de julho, das 14 às 16 h.)

·       Notas

 

 

Bibliografia básica:

 

·       LOCKE, J. An Essay concerning Human Understanding. Edited with an Introduction, Critical Apparatus and Glossary by Peter H. Nidditch. Oxford, Clarendon Press, 1975.

 

Observações: Os alunos deverão usar preferencialmente essa edição erudita. Como segunda opção, use-se alguma outra edição no idioma original (há várias disponíveis em bibliotecas, livrarias e internet). A tradução brasileira do Essay publicada na série “Os Pensadores” é inaproveitável para qualquer estudo sério, não devendo ser utilizada em nenhum caso. Em Portugal foi publicada uma tradução, que, pelo menos, tem o mérito de ser completa: Ensaio sobre o entendimento humano, Introdução, notas, coordenação da tradução Eduardo Abranches de Soveral; revisão de tradução Gualter Cunha, Ana Luísa Amaral. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2005. Bem melhor é a uma tradução espanhola do Essay, exemplares da qual se encontram nas bibliotecas da Faculdade de Educação e do IFCH e no arquivo Edgar Leuenroth: Ensayo Sobre El Entendimiento Humano, edición preparada por S. Rabade, Ma. Esmeralda Garcia. Madrid: Nacional, c1980

 

 Textos secundários: O curso é voltado primordialmente à análise direta do livro de Locke. Uma importante coleção de artigos sobre as diversas áreas em que Locke atuou, seguida de vasta bibliografia, foi reunida no Cambridge Companion to Locke, editado por V. Chappell (Cambridge, Cambridge University Press, 1994). Uma amostra de obras representativas sobre Locke é fornecida no primeiro dos links abaixo. Eventualmente, as análises durante o curso poderão sugerir a leitura parcial ou integral de algumas dessas obras e de outras a serem indicadas oportunamente.

 ·       Breve biografia de Locke, referências e sites sobre Locke, incluindo links para versões digitais do Essay. .

·       Biografia mais extensa, com apresentação geral da obra (The Internet Encyclopedia of Philosophy: http://www.iep.utm.edu/l/locke.htm)

·       http://socserv2.mcmaster.ca/~econ/ugcm/3ll3/locke/  (McMaster University – Contém versão html completa do Essay, além de outras obras e extensa bibliografia)