HG 304 – Teoria do
Conhecimento I
Graduação, 1o Sem. 2012 - Quintas, das 14 às 18 h.
Sala 208 do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE)
Prof. Silvio Seno Chibeni
Departamento de Filosofia - Unicamp
http://www.unicamp.br/~chibeni
Nota: confirmada a aula-extra dia 5
de julho, no horário usual. Assunto: extensão do conhecimento de coexistência
(IV iii). Leitura
suplementar sugerida: Artigo do professor intitulado Locke
on the epistemological
status of scientific laws
(2005), disponível no site do professor.
Ementa: O curso visa a apresentar e
discutir aspectos centrais da teoria epistemológica de John Locke, conforme
exposta no An Essay concerning
Human Understanding.
Programa: Clique aqui.
Avaliação: Duas provas em sala de aula e
acompanhamento efetivo das aulas. Exame final, segundo as normas da
universidade, ou seja, para os alunos que tenham no mínimo 75% de presença às
aulas e nota final menor do que 5,0, devendo, para a aprovação, obter no exame,
no mínimo, a nota que falta para completar 10,0.
· Lista
1 (5 de abril)
· Lista 2 (16 de junho)
· Prova 1 (10 de maio, das 16 às 18
h). Será permitida consulta exclusivamente a material impresso, ficando vedado
o uso de qualquer aparelho eletrônico; esse material impresso não poderá
circular entre os alunos.
· Prova 2 (28 de junho, das 16 às 18 h (aula normal das
14 às 15:30). Será permitida consulta
exclusivamente a material impresso, ficando vedado o uso de qualquer aparelho
eletrônico; esse material impresso não poderá circular entre os alunos.
· Exame final (12 de julho, das 14 às 16 h.)
· Notas
Bibliografia básica:
· LOCKE, J. An Essay concerning Human Understanding. Edited with an
Introduction, Critical Apparatus and Glossary by Peter H. Nidditch.
Observações: Os alunos
deverão usar preferencialmente essa edição erudita. Como segunda opção, use-se
alguma outra edição no idioma original (há várias disponíveis em bibliotecas,
livrarias e internet). A tradução brasileira do Essay publicada na série
“Os Pensadores” é inaproveitável para qualquer estudo sério, não devendo
ser utilizada em nenhum caso. Em Portugal foi publicada uma tradução, que, pelo
menos, tem o mérito de ser completa: Ensaio
sobre o entendimento humano, Introdução, notas, coordenação da tradução
Eduardo Abranches de Soveral;
revisão de tradução Gualter Cunha, Ana Luísa Amaral.
Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian,
2005. Bem melhor é a uma tradução espanhola do Essay,
exemplares da qual se encontram nas bibliotecas da Faculdade de Educação e do
IFCH e no arquivo Edgar Leuenroth: Ensayo
Sobre El Entendimiento
Humano, edición
preparada por S. Rabade, Ma. Esmeralda Garcia. Madrid: Nacional, c1980.
Textos secundários: O curso é voltado primordialmente à análise direta do livro de Locke. Uma importante coleção de artigos sobre as diversas áreas em que Locke atuou, seguida de vasta bibliografia, foi reunida no Cambridge Companion to Locke, editado por V. Chappell (Cambridge, Cambridge University Press, 1994). Uma amostra de obras representativas sobre Locke é fornecida no primeiro dos links abaixo. Eventualmente, as análises durante o curso poderão sugerir a leitura parcial ou integral de algumas dessas obras e de outras a serem indicadas oportunamente.
· Breve
biografia de Locke, referências e sites sobre Locke,
incluindo links para versões digitais do Essay. .
· Biografia
mais extensa, com apresentação geral da obra (The
Internet Encyclopedia of Philosophy: http://www.iep.utm.edu/l/locke.htm)
· http://socserv2.mcmaster.ca/~econ/ugcm/3ll3/locke/ (McMaster University – Contém versão html completa do Essay, além de outras obras e extensa bibliografia)