HG 401 - Histria da Filosofia Moderna I
2 Semestre de 2013
Prof. Silvio Seno Chibeni
Departamento de Filosofia - Unicamp
Lista de exerccios # 1
(Distribuda em 15/9/2013.)
Observaes:
Esta lista cobre os tpicos I e II do programa do
curso (O projeto filosfico de Hume e Impresses e ideias)
No parte da avaliao, visando
a auxiliar os alunos na identificao e estudo dos tpicos mais importantes
vistos no curso at esta data.
Responda de forma objetiva e restringindo-se ao que Hume diz. Seja sucinto,
mas no esquemtico. Cuide para que cada sentena faa sentido completo e seja
compreensvel por uma pessoa que no conhea o assunto. Indique o nmero da
questo e os sub-itens que est respondendo. No responda em bloco.
Em cada resposta, d a referncia dos pargrafos
dos textos Hume em que ele trata do ponto em questo, seguindo a conveno padro internacional (adotada no curso).
Na maioria das questes importante atentar na
distino de abordagem que existe entre os dois textos, Tratado e Investigao.
Deixe as eventuais diferenas claras em suas respostas.
Questes:
1. a) Localize, nestes textos introdutrios de Hume: T Introduo; E 1; A 1-5, as ocorrncias da
palavra cincia. Transcreva as frases em que a palavra ocorre. b) Verifique em quais dos casos a inteno
comparar a filosofia natural (cincia, no sentido atual) com a filosofia moral.
Que aspecto metodolgico est sendo salientado em cada caso?
2. a) Localize
nos mesmos textos as passagens em que Hume usa as metforas da anatomia e da geografia para caracterizar a sua abordagem
filosfica. Transcreva as frases. b) Que aspecto dessa abordagem as metforas procuram evidenciar?
3. Tanto no Tratado
como na Investigao, Hume divide as
percepes da mente em ideias e impresses. a) Quais os critrios usados
nessa distino? b) Segundo esses critrios, como so definidas as impresses e
as ideias?
4. No Tratado, Hume divide as percepes em simples
e complexas. a) Apresente a distino, indicando claramente qual o
critrio usado por Hume. b) Indique agora, na Investigao, o ponto em
que uma distino semelhante usada efetivamente, embora no traada
explicitamente. c) Comente a diferena entre as duas distines.
5. Ao estudar a origem das ideias, Hume prope um
princpio fundamental – o primeiro princpio da cincia do homem
–, correlacionando ideias e impresses. a) Enuncie esse princpio na
formulao mais precisa encontrada no Tratado. b) Enuncie o
princpio na formulao mais tosca encontrada na Investigao. c) Aponte
as duas principais diferenas.
6. Indique agora os argumentos fornecidos por Hume
para esse princpio. Separe sua resposta segundo os dois livros.
7. Quais, segundo o texto do Tratado, as duas
restries que Hume identifica na validade do primeiro princpio.
8. Em T 1.1.2, Hume divide as impresses em dois tipos.
a) Quais so, segundo uma caracterizao de senso comum desses tipos. b)
Indique que aspecto dessa caracterizao objeto de uma reserva ctica da
parte de Hume.
9. a) Como, em T 1.1.3, Hume distingue as ideias de
memria das de imaginao? b) Dos dois critrios utilizados, um depois
criticado, em T 1.3.5. Qual ele, e qual a crtica?
10.Quais so, segundo Hume, os princpios de associao
de ideias? b) D, para cada princpio, dois exemplos de ideias associadas pelo
princpio. c) Qual a faculdade da mente responsvel pela associao? d) Quais
as causas apontadas por Hume pelas quais a dita faculdade de associar
ideias?
11.A posio de Hume quanto a esse ponto (10d) tem clara
inspirao na de um importante filosofo natural de sua poca? Quem ele e
qual, mais especificamente, o assunto que possibilitou a Hume traar a
comparao com esse ponto de sua cincia do homem?
12.Quais as sete relaes filosficas? Como os princpios
de associao de ideias so usados em T 1.1.5 para subdividir tais relaes em
dois grupos?
13.Em T 1.3.1 Hume prope outra classificao das
relaes filosficas. Qual ela? (Indique o critrio e o resultado de sua
aplicao.)? Essa classificao incompatvel com a feita em T 1.1.5?
14.Em um sentido estrito, quais as relaes filosficas que podem ser
objeto de conhecimento, formando
portanto o objeto de estudo do que poca se chamava cincia? Justifique sua resposta.
15.Por contraste, quais as relaes que sero tratadas como
constituindo o domnio da probabilidade? Dentre essas, quais no permitem
nenhum raciocnio, num sentido mais
estrito do termo? Por que?