HF033 – Filosofia da Cincia I
Ps-Graduao – 1 Semestre de
2020
Prof. Silvio Seno Chibeni
Departamento de Filosofia, IFCH, Unicamp
PROGRAMA ADAPTADO
PARA ATIVIDADES DISTNCIA
(Sujeito a ajustes, conforme o feedback dos alunos e do andamento do curso. Consulte-se esta pgina para acompanhar os ajustes: https://www.unicamp.br/~chibeni/cursos/201fc-hf033/201fc-hf033-programa-pandemia.htm)
Este programa tem trs eixos: leituras de textos
selecionados da bibliografia original do curso; realizao de tarefas curtas
(textos de 1 p. de extenso), para nota; aulas via Skype.
Passo 1
Estudo da Parte I do Programa
Original do curso. Leitura em casa. Todos os textos esto disponveis grtis na
rede.
Tarefa 1: Elaborar, sobre
esse material, uma lista de 5 (cinco) questes, crticas ou comentrios breves,
com extenso total mxima de 1 pgina em espao 1,5. Enviar ao professor via TurnItIn (instrues
sobre como se registrar enviadas por email em 22/3).
Data de entrega: 8 de abril.
Dia 13/4: aula via Skype, no horrio oficial das aulas. Nesta aula as questes dos
alunos (reunidas por temas principais) sero apresentadas e respondidas. Outros
pontos importantes da Parte 1 eventualmente no suscitados nas questes sero
tambm abordados.
Passo 2
Leitura do cap. 1 de The Structure of Science, de E. Nagel.
Cpia digital disponvel aqui.
Tarefa 2: Elaborao de uma
sntese desse texto, de 1 pgina de extenso (espao 1,5). Data de entrega, via
Turnitin: 22/abril.
Tarefa 3: Anlise crtica,
luz desse texto, de dois artigos de jornais de ampla circulao sobre a
importncia da cincia na questo atual da pandemia de coronavirus.
Textos sugeridos aqui (Texto 1, Texto2, Texto 3 (editorial Estado
29//20), Texto 4 (FSP, 29/3/20, p. 3), Vdeo 1 (entrevista de Atila Iamarino no Roda Viva, 30/3/20), Texto 5 (Gaglioni:
mtodo cientfico), Texto 6 (Cristiano Rezende:
inutilidade da filosofia) . {Outros textos de teor parecido tambm podero ser
escolhidos, caso em que devero ser enviados ao professor junto com a Tarefa
3.} Extenso: 1 pgina. Envio ao
professor. Data de entrega via Turnitin: 22/abril.
Dia 4/maio. Aula
via Skype sobre os assuntos deste Passo.
Passo 3
Leitura dos caps. 1 e 2 de The Philosophy of Natural Science, de C. Hempel. Cpia digital disponvel aqui (uso restrito a esta Disciplina).
o
Cap. 1 – Scope and aim of this book.
o
Cap. 2 – Scientific inquiry: Invention and test.
Tarefa 4:
Elaborao de um texto de 2 pginas comparando criticamente a seo 2.1 do
livro de Hempel (A case history
as an example) com o
artigo: Oliveira, M. B. & Fernandez, B. P.
M. Hempel, Semmelweis
e a verdadeira tragdia da febre puerperal. Scientiae Studia, v.5 n.1,
p. 49-79, 2007. Entrega: ... (data a ser combinada ulteriormente)
Dia .../... :
Aula via Skype sobre esse assunto. Sntese e
discusso da seo 2.2 (Basic steps
in testing a hypothesis).
Passo 4
Leitura
do cap. 3 de The Philosophy
of Natural Science, The test
of a hypothesis: Its logic and its force.
Material
de apoio:
Notas de Aula, Chibeni, S. S.:
a) Notas sobre os captulos 3 e 4 de Philosophy of Natural Science.
b) A avaliao das teorias
cientficas
Tarefa 5: Questes sobre esse
assunto. Entrega: .../...
Passo 5
Leitura
do cap. 4 de The Philosophy
of Natural Science, Criteria
of confimation and acceptability.
Material
de apoio: o mesmo do Passo 4, com complementaes a serem ulteriormente
indicadas neste mesmo lugar.
Tarefa
6: Anlise de um exemplo histrico de aceitao de uma hiptese cientfica (a
ser encontrado por cada aluno, individualmente)
Passos 6 e seguintes (a serem
detalhados oportunamente)
Implementao da leitura principal da Parte III do Programa
original do curso: T. S. Kuhn, The Structure of Scientific Revolutions.
Material de apoio: Notas de aula, Chibeni, S. S.:
a)
Notas sobre A Estrutura das
Revolues Cientficas ;
b) Sntese de A Estrutura das
Revolues Cientficas.
Aulas via Skype
sobre os aspectos centrais dessa obra (a serem agendadas oportunamente).
Tarefa 7: Verso adaptada
(simplificada, etc) do trabalho final do curso, tal
qual proposto no Programa original do curso (ou seja, escolha individual, por
cada aluno, de texto(s) sobre as teses, argumentos e implicaes do clssico de
Kuhn).