F 063 - Tópicos de História
da Física III
HG 031 - Epistemologia da
Física
(Disciplinas a serem ministradas de forma conjugada, remotamente)
Segundo semestre de 2020. Quintas-feiras, das 16 às 18 h.
Prof. Silvio Seno Chibeni
Departamento de Filosofia – IFCH – Unicamp
Atenção:
Estas disciplinas conjugadas serão ministradas remotamente. Para tanto, é
importante que os alunos sigam TODAS estas instruções:
1. Escreva ao professor no email chibeni@unicamp.br e forneça seus dados principais (nome,
curso e email efetivamente usado);
2. Verifique seu email da DAC,
pois por meio dele é que os contatos iniciais serão feitos pela plataforma
Classroom;
3. Usando o email da DAC, acesse
a turma no Classroom e veja as
informações ali contidas.
4. Importante: Teremos um
primeiro encontro (aula) virtual dia 17/9, das 16 às 18 h. via SKYPE. Se não tiver o Skype no seu
dispositivo (computador, tablet, celular), precisará instalá-lo. É fácil,
grátis e confiável. Clique aqui https://www.skype.com/pt/
5. Por razões de segurança, o
link Skype da disciplina não será disponibilizado aqui. Ele já se encontra
disponível nas classes do Classroom e também já foi enviado por email.
6. No dia, entre na chamada por
meio desse mesmo link. Por segurança, entre antes e me mande ou aceite um
convite.
7. Responda a este Questionário para informação do professor
acerca de seu perfil e mande-o para o email chibeni@unicamp.br, com Assunto: “Questionario”.
Alternativamente, responda o questionário via Classroom (pode editar o
formulário em docx diretamente na plataforma; há uma cópia para cada auluno).
Ementa: Mediante um exame teórico, conceitual e
histórico dos fundamentos da mecânica quântica não-relativista (MQ), procura-se
indicar como essa teoria contribuiu para a alteração radical das concepções
clássicas acerca da realidade física. Identificam-se, inicialmente, os fatores
teóricos e experimentais que levaram ao seu estabelecimento, nas três primeira
décadas do século XX. Passa-se, depois, à análise das dificuldades que o seu formalismo
matemático taz para a implementação, na teoria, do ideal clássico da
predizibilidade estrita de todos os valores das quantidades físicas mensuráveis
dos objetos quânticos. Mostra-se como essa característica sui generis da teoria levou a importantes divergências entre seus
próprios criadores, quanto à capacidade de a MQ oferecer uma representação em
princípio “completa” da realidade física. Examinam-se, quanto a isso, os
famosos argumentos para a incompletude fornecidos em 1935 por Einstein,
Podolsky e Rosen (EPR) e por Schrödinger (“gato de Schrödinger). Por fim,
apresentam-se os principais resultados teóricos e experimentais que, a partir
de meados do século XX, exibiram restrições supreendentemente gerais para a
reimplantação, na microfísica, de teorias que se proponham a superar a aparente
incompletude da MQ, restabelecendo-se assim uma visão clássica da realidade.
Nesta útima etapa da disciplina especial atenção será dada à desigualdade de
Bell e algumas de suas consequências, centradas nas noções de não-localidade e emaranhamento
quânticos.
Programa detalhado (clique aqui).
Objetivos: Apresentar ao aluno, de forma direta, mas minimizando-se a complexidade matemática, algumas das mais importantes questões de fundamentos da MQ que levaram a discussões de amplo alcance em física teórica e filosofia da ciência. Espera-se que tal estudo possibilite a formação de um juízo crítico por parte dos estudantes quanto a diversas das apropriações não-profissionais da teoria, que vicejam hoje entre o público leigo.
Pré-Requisitos na Graduação: HG031: AA200; F063: autorização do Coordenador. O curso não pressupõe conhecimentos avançados de matemática, mecânica quântica ou filosofia. A compreensão de inglês escrito é indispensável para o acesso adequado à literatura pertinente.
Critérios de Avaliação: A avaliação se baseará em duas listas de questões distribuídas na metade e no final do período de aulas (3/11/2020 e 5/1/2021), com prazos de entrega a serem indicados nas próprias listas. As notas das listas terão pesos iguais. A média mínima para aprovação com dispensa de exame é de 5,0 (cinco). Para quem obtiver média inferior a essa e houver comparecido a pelo menos 75% das aulas será oferecido exame final, a ser realizado on-line no dia 21/1/2021, sendo que, para aprovação, a nota do exame, em média aritmética com a média das listas, deverá gerar uma média final igual ou superior a 5,0 (cinco). Os alunos elegíveis para o exame serão notificados individualmente por email. No dia 21 deverão conectar-se ao Skype às 16 h para que o professor os contacte. (Essa conexão deverá ficar ativa durante o período de realização do exame.) Receberão, neste momento, as questões por email, devendo respondê-las até as 18 h desse dia.
Em virtude da Resolução GR 101/2020 da PG-Unicamp, não
haverá reprovação por falta.
Bibliografia: Referências aos trabalhos originais da área serão fornecidas oportunamente em www.unicamp.br/~chibeni. Elas já podem ser encontradas nas notas de aula e em alguns dos artigos do professor, listados a seguir e disponíveis para download nesse mesmo site. São indicados também alguns bons livros de divulgação, acessíveis a um estudante sem formação especializada em MQ ou matemática avançada.
Chibeni, S. S. Notas de aula de filosofia da física disponíveis na seção Textos didáticos do site www.unicamp.br/~chibeni .
–––. Implicações filosóficas da microfísica. Cadernos de História e Filosofia da Ciência, Série 3, 2 (2): 141-164, 1992.
–––. Aspectos da Descrição Física da Realidade. (Coleção CLE, vol. 21). Campinas, Centro de Lógica, Unicamp, 1997.
–––.
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Holism in microphysics. Epistemologia (Itália), 27 (2): 227-44, 2004.
–––. A logico-conceptual analysis of the Einstein-Podolsky-Rosen argument. In: Filosofia, Ciência e História: Michel Paty e o Brasil, uma homenagem aos 40 anos de colaboração. M. Pietrocola e O. Freire Jr. (eds.), São Paulo, Discurso Editorial, 2005. Pp. 115-135.
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D’Espagnat,
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Feynman, Albert. Quantum Physics for Beginners. Edição
Kindle, 2020.
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Jaeger, Lars. The Second Quantum Revolution. From Entanglement to Quantum Computing and Other Super-Technologies. Spriger, 2018.
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