HG 304 – Teoria do
Conhecimento I
Prof. Silvio Seno Chibeni
Departamento de Filosofia, IFCH, Unicamp
Página web da disciplina: https://www.unicamp.br/~chibeni/cursos/241tc/241tc.htm
As aulas ocorrerão nas sextas-feiras, das 14 às 18 h, sala IH 05.
Início das aulas: 1o de março.
Programa (sujeito a ajustes)
O curso visa a apresentar e discutir aspectos centrais da teoria epistemológica de David Hume, conforme exposta em A Treatise of Human Nature e em An Enquiry concerning Human Understanding, situando-a no contexto filosófico de sua época e explorando algumas de suas implicações para certos debates epistemológicos de nossos dias.
Avaliação (sujeita a ajustes): Será baseada na efetiva participação na aulas e em duas provas realizadas em sala de aula. Alunos que tiverem mais do que 25% de faltas estarão reprovados por frequência. Alunos não reprovados por frequência com media das provas inferior a 5 (cinco) poderão fazer o exame final; para aprovação, a nota do exame, em média aritmética com a médias da provas, deverá ser igual ou superior a 5 (cinco). [Normas da Universidade.]
3/5 das 16 às 18 h., sobre a matéria dada até a aula
da semana precedente. Permitida consulta exclusivamente a material impresso
(que não poderá ser compartilhado). |
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21/6 das 16 às 18 h. sobre a matéria dada até a aula da
semana precedente. Permitida consulta exclusivamente a material impresso (que
não poderá ser compartilhado). |
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12/7 às 14h,
sobre toda a matéria da disciplina. Permitida
consulta exclusivamente a material impresso (que não poderá ser
compartilhado). |
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(anterior à Prova 1) |
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(anterior à Prova 2) |
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nota final: média das duas
provas, com pesos iguais. |
Bibliografia:
a) Textos primários:
HUME, D. A Treatise of Human Nature. D. F. Norton and M. J. Norton
(eds.), Oxford: Oxford University Press, 2000.
–––––. An Enquiry concerning Human Understanding.
T. L. Beauchamp (ed.), Oxford: Oxford University Press, 1999.
b) Textos secundários (detalhes e complementações a serem fornecidos
oportunamente):
AINSLIE, D. C. and BUTTLER, A. The Cambridge Companion to Hume’s Treatise. Cambridge, CUP, 2015.
BROADIE, A. The Cambridge Companion to the Scottish Enlightenment. Cambridge, Cambrige, CUP, 2003.
CHIBENI, S. S. Russell e a noção de causa. Principia 5 (1-2): 125-47,
2001.
––––. Hume on the principles of natural philosophy. Manuscrito, 26 (1) :
183-205, 2003.
––––. A Humean analysis of scientific realism. Ensaios sobre Hume, Lívia Guimarães
(org.), Belo Horizonte, Segrac Editora, 2005. Pp.
89-108.
––––. Hume e as crenças causais. In: Ahumada, J., Pantalone, M. e Rodríguez, V. (eds.), Epistemología e Historia de la Ciencia, vol. 12. Córdoba: Universidad Nacional de Córdoba, 2006, pp. 143-149.
––––. As inferências causais na teoria
epistemológica de Hume. In: Filosofia e História da Ciência no Cone Sul.
Seleção de Trabalhos do 5º Encontro da AFHIC. Roberto de Andrade Martins et
al. (eds.). Campinas, Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul
(AFHIC), 2008. Pp.
423-430.
––––. Hume e as bases científicas da tese de que não há acaso no mundo. Principia, v.16, n. 2, 2012, p. 229-254.
––––. Hume e o dogma do reducionismo. Kriterion, v. 52, n. 124, p. 343-353, 2011.
––––. Hume e a razão dos animais. In: Materialismo e Evolucionismo III: Evolução e acaso na hominização. João Carlos K. Quartim de Moraes (org.). Campinas, Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, Unicamp, 2014, p. 119-143.
––––. Hume on unobservable entities. Revista DoisPontos, Curitiba e São Carlos, v. 15, n. 1, p. 129-141, 2018.
KEMP SMITH, N. The Philosophy of David
Hume. London, Macmillan, 1941.
MACKIE, J. L. The Cement of the Universe. Oxford, Clarendon, 1980.
MANUSCRITO. Centro de Lógica, Unicamp. Volumes dedicados a Hume: 1 (2), 1978 e 20 (2), 1997.
MILLICAN, P. (ed.) Reading Hume on Human Understanding. Oxford, OUP, 2002.
MONTEIRO, J. P. Hume e a epistemologia. Lisboa, Imprensa Nacional, 1984.
¾¾. Strawson e a causação visível. In: M. C. M. Carvalho (org.) A Filosofia Analítica no Brasil. Campinas, Papirus, 1995, pp. 69-83.
––––. Hume’s principle. Principia 3 (2):165-85, 1999.
––––. Associação e crença causal em Hume. Manuscrito 23 (1): 99-120, 2000.
––––. Novos Estudos Humeanos. São Paulo, Discurso Editorial, 2003.
Morris, William
Edward; Brown, Charlotte R., "David Hume", The Stanford
Encyclopedia of Philosophy (Summer
2020 Edition), Edward N. Zalta (ed.), URL
= https://plato.stanford.edu/archives/sum2020/entries/hume/ .
NORTON, D. F. David Hume: Common-Sense
Moralist, Sceptical Metaphysician. Princeton,
PUP, 1982.
——. (ed.) The Cambridge Companion to Hume. Cambridge, CUP,
1993.
PRINCIPIA. Núcleo de Epistemologia e Lógica, UFSC. No vol. 1, n. 2, 1997, pp. 291-304, há uma discussão acerca de Hume entre L. H. Dutra e J. P. Monteiro.
RASMUSSEN, D. C. The Infidel and the Professor. David Hume, Adam Smith and the Friendship that Shaped Modern Thought. Princeton, PUP, 2017.
SOSA, E. & TOOLEY, M. (eds.)
Causation. Oxford, Oxford University
Press, 1993.
STEWART, M. A. & WRIGHT, J. P. (eds.) Hume
and Hume’s Connexions. University
Park, The Pennsylvania State University Press, 1995.
STRAWSON, G. The Secret Connexion. Oxford, Clarendon Press, 1989.
STROUD, B. Hume. London, Routledge,
1977.
TRAIGER, S. (ed.) The Blackwell Guide to Hume’s Treatise. Oxford, Blackwell, 2006.
WRIGHT, J. P. The Sceptical Realism of David Hume. Manchester,
MUP, 1983.
——. A Treatise of Human Nature: An Introduction. Cambridge,
Cambridge University Press, 2009.
Textos eletrônicos:
1. The Hume Society: http://www.humesociety.org/
2.
The Online Library of Liberty. (Contém
as edições de L. A. Selby-Bigge
das Enquiries e do Treatise.)
a. Treatise: https://oll.libertyfund.org/title/bigge-a-treatise-of-human-nature
3.
Abstract do Tratado:
Edição de Jonathan Bennett, open access: https://www.earlymoderntexts.com/assets/pdfs/hume1740.pdf
4. Hume Texts Online: https://davidhume.org/
5. The Online Books Page: https://onlinebooks.library.upenn.edu/webbin/book/search?author=david+hume&amode=words
Material
de apoio: Alguns
textos de apoio ao curso estão disponíveis na seção Textos didáticos do site do
professor.