O curso visa a familiarizar os alunos com conceitos e teses fundamentais
da filosofia, por meio do estudo de uma das obras mais importantes do período
moderno, o Ensaio sobre o Entendimento Humano, de John Locke. Precedendo
a análise de partes selecionadas dessa obra, será feita uma
introdução geral, na qual serão apresentadas noções
sobre as principais doutrinas epistemológicas e tipos de argumentos.
AVALIAÇÃO: Será baseada em provas sem consulta realizadas em sala de aula e na participação efetiva dos alunos nas aulas.
BIBLIOGRAFIA:
LOCKE, J. An Essay concerning Human Understanding. Edited with an Introduction, Critical Apparatus and Glossary by Peter H. Nidditch. Oxford, Clarendon Press, 1975.
Observação: Os alunos deverão usar preferencialmente a edição original indicada. A tradução brasileira é inaproveitável para qualquer estudo sério, não devendo ser utilizada em nenhum caso. Uma tradução espanhola do Essay, exemplares da qual se encontram nas bibliotecas da Faculdade de Educação e do IFCH e no arquivo Edgar Leuenroth, poderá ser utilizada com cautela.
Clique aqui para obter uma versão digital do Essay (em formato texto, compactada com Winzip).
Seleção dos trechos do Essay que serão analisados no curso.
Notas sobre tipos de argumentos.
Breve biografia de Locke. Suas principais obras. Algumas referências importantes sobre Locke.