Apresentação
Há pouco mais de um ano, na lista eletrônica de discussão e divulgação de tópicos relativos à interação entre pessoas e computadores (a IHC-L), surgiu a proposta de se realizar no Brasil um workshop que reunisse fisicamente aquela comunidade emergente para um primeiro encontro de trabalho. Os objetivos centrais que a todos motivavam eram os de apresentarmo-nos uns aos outros, conhecermos aquilo que vimos estudando, pesquisando, produzindo e esperando, identificarmos interesses e oportunidades comuns, e organizarmo-nos para fazer frente aos desafios múltiplos que se originam na intenção de tornar os sistemas computacionais mais úteis e agradáveis para seus inúmeros usuários.
Dada a diversidade de nossas próprias formações e profissões, sabíamos então que estar à altura do desafio de dar coesão ao debate e manter o interesse sobre questões tão radicalmente multidisciplinares e interdisciplinares como as que dizem respeito àquela nossa intenção seria difícil. Talvez, na ótica de alguns, difícil demais para uma comunidade que acabava de se apresentar como postulante a uma identidade própria. Porém, era a hora.
Fui honrada por uma indicação coletiva para coordenar a realização do IHC'98 — I Workshop sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais: Compreendendo Usuários, Construindo Interfaces. E, desde esta indicação, procurei refletir na condução da montagem deste evento, a importância que dou ao tema, aos colegas que a ele se dedicam, aos profissionais que dele dependem, e aos usuários diretos e indiretos de sistemas computacionais, que são hoje uma parte vertiginosamente crescente da sociedade.
O resultado deste trabalho é mérito
de pessoas e organizações sem cuja participação
não teríamos concretizado o IHC'98. Dentre elas, destacamos
o nosso simpósio hospedeiro — o SBES'98, que através de representantes
de seus comitês realizadores nos prestigiou ao acolher-nos em seu
qualificado fórum de discussões. Destacamos também
os integrantes dos Comitês de Programa e de Organização
do IHC'98, colaboradores que prontamente aceitaram com entusiasmo e responsabilidade
o convite da coordenação. Houve ainda colaboradores voluntários,
cuja adesão espontânea em momentos críticos da organização
do evento garantiu-nos a continuidade deste empreendimento.
De especial e decisiva importância foi a participação dos autores e revisores dos 46 trabalhos, entre artigos e mesas-redondas, submetidos para este workshop. Autores confiaram-nos o produto de suas atividades acadêmicas, técnicas e profissionais diversas, e revisores cederam-nos seu tempo e seu esforço, avaliando trabalhos de muitas áreas diferentes, com múltiplas perspectivas e objetivos. O despojamento com que todos se dedicaram a estas tarefas se reflete no elenco de trabalhos selecionados que integram estas Atas.
De igual importância para a realização do encontro, em Maringá, são as participações voluntárias de nossos palestrantes convidados: o Prof. Jonathan Grudin, da Universidade da Califórnia em Irvine; o Prof. Tom Carey, das Universidades de Waterloo e Guelph, no Canadá; e o Dr. Kival Chaves Weber, presidente da Softex. Seu incondicional apoio à nossa iniciativa e o prestígio que emprestam, com suas presenças, ao IHC'98, muito nos honram e enriquecem sobremaneira as apresentações e debates do evento.
Mas, nada disto seria possível sem a atuação fundamental de nossos financiadores e apoiadores e de nossos atores principais. Agradecemos o inestimável auxílio que conseguimos junto à PUC do Rio de Janeiro e a seu Departamento de Informática, à Universidade Estadual de Maringá e a seu Departamento de Informática, aos programas de fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e à organização do XII Simpósio Brasileiro de Engenharia de Software, especialmente na pessoa da presidente do evento, Profa. Itana Maria Gimenes de Souza.
Nossos atores principais são os autores e
apresentadores dos trabalhos que integram o programa, os coordenadores
e participantes das mesas-redondas, e o público que prestigia o
evento. A atuação destas pessoas culmina a cadeia de esforços
e colaborações iniciada há mais de um ano e oferece,
para que aproveitemos ao máximo, este I Workshop Brasileiro de Fatores
Humanos em Sistemas Computacionais.
Que nele se reflitam e se aprimorem as nossas capacidades
de compreender usuários e construir interfaces.
Coordenadora do IHC'98
Rio de Janeiro, 31 de agosto de 1998.