Notícias

Prefeitura Universitária entrega chaves para 1º permissionário de restaurantes do Preac

O Projeto Rede de Espaços de Alimentação e Convívio prevê a instalação de 13 novos restaurantes e cafés em contêineres padronizados distribuídos nos campi de Barão Geraldo, Limeira e Piracicaba

A Prefeitura Universitária entregou, na tarde desta sexta-feira (19), as chaves do estabelecimento do primeiro permissionário habilitado a explorar o espaço do restaurante da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. O equipamento integra o Projeto Rede de Espaços de Alimentação e Convívio (Preac), que começou a ser implantado no primeiro semestre do ano passado e que prevê a instalação de 13 novos restaurantes e cafés em contêineres padronizados distribuídos por pontos estratégicos dos campi de Barão Geraldo, Limeira e Piracicaba.

No novo sistema também está prevista a instalação de máquinas de autosserviço – as chamadas vending machines –, em 48 pontos nos três campi. O chefe do Gabinete do Reitor, professor Paulo César Montagner, que compareceu à cerimônia de entrega das chaves, lembrou o fato de a Unicamp ter debatido por décadas uma forma de permissão que fosse boa para a Universidade e também para os empreendedores. “Eu tenho de reconhecer: os permissionários sofreram muito aqui, porque trabalhavam duramente e, depois de cinco anos, a gente tinha de licitar de novo. A lei era muito cruel”, admitiu.

“Há mais ou menos dois anos, começamos a pensar um jeito novo de realizar esse processo. E o jeito novo é este aqui. Não só o modelo de construção, mas a forma de relacionamento com o permissionário”, acrescentou Montagner. “E nós queremos muito que isso dê certo. Queremos que o permissionário possa fazer sua vida profissional aqui, que possa atender bem as pessoas e que o modelo possa crescer cada vez mais.”

“Quando nós chegamos à prefeitura, havia esse desafio de a Universidade retomar os espaços de alimentação e de vivência. Por isso, a gente criou o Preac – que engloba as cantinas, os restaurantes e as feiras. E a ideia sempre foi a de  retomar o conceito da convivência no campus”, explicou o vice-prefeito da Unicamp, José Reinaldo Braga. “Tendo dado certo este modelo aqui – e tenho certeza que vai dar –, outros virão. Nós já temos mais seis engatilhados”, revelou. “Estamos no primeiro passo aqui hoje, mas acredito que temos novos passos a dar pela frente e, com isso, vamos reconstruindo esse movimento de vivência na Unicamp.”

##
O chefe do Gabinete do Reitor, Paulo César Montagner (ao centro, camisa vermelha): debate por décadas uma forma de permissão que fosse boa para a Universidade e para os empreendedores.

O restaurante

De acordo com informações do coordenador de pontos comerciais da prefeitura, Diogo Martins, o novo restaurante da FE foi instalado em uma área de 44 metros quadrados. E é composto por três contêineres de aço naval de 14,60 metros quadrados cada, todos com tratamento térmico e acústico. O revestimento interno conta com pisos e peças em cerâmica, esquadrias de alumínio, teto de gesso, bancadas de granito, cubas de inox, torneiras de bica móvel e iluminação de led.

A área de atendimento possui uma cozinha, uma área de manipulação, um depósito para materiais e produtos, um depósito de lixo, vestiários masculino e feminino e sanitários adaptados para PCD (pessoa com deficiência) e equipado com um sistema de botão de pânico. Coube à arquiteta da Prefeitura Universitária, Edilene Donadon, desenvolver o projeto dos contêineres.

A expectativa é que o novo restaurante comece a operar em março, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. O local deverá servir refeições, salgados, lanches, refrigerantes e outros produtos alimentícios. O contrato inicial de permissão é de 12 meses, prorrogáveis por até 60 meses.

“Nossa expectativa é muito grande. Esperamos poder oferecer um serviço de qualidade e atender bem todas as pessoas”, disse o permissionário Wesley Mozart de Arruda, que vai trabalhar no restaurante ao lado da sua mulher, Hellen Yodono do Nascimento Arruda. “Nós conhecemos bem a dinâmica da Unicamp. Eu praticamente nasci aqui. Meu pai trabalhou na cantina do Instituto de Economia e em outras unidades por cerca de 30 anos”, revelou Hellen Arruda.

“A Faculdade de Educação está sofrendo muito com a falta de uma cantina”, disse o diretor da FE, professor Renê Silveira. “Todo mundo deve ter sentido isso aqui e em outras unidades também, mas, depois da pandemia, a gente percebeu que esse tipo de espaço é cada vez mais necessário e não apenas pela alimentação, mas como um espaço de convivência”, acrescentou.

##
A nova permissionária do restaurante da FE, Hellen Yodono do Nascimento Arruda: o pai trabalhou em cantinas da Unicamp por 30 anos

Rede de Espaços de Alimentação e Convívio

O Preac inclui, também, a reforma e revitalização do espaço de 12 cantinas existentes – muitas delas desativadas – no campus de Barão Geraldo e a ampliação dos locais reservados para as feiras de artesanato e alimentação. O projeto foi pensado de maneira que qualquer pessoa esteja, no máximo, a 250 metros de distância de um ponto de alimentação.

Autoatendimento

Em parceria com o Hospital de Clínicas (HC) e a empresa Grancoffee Com, Locação e Serviços S.A., a Prefeitura Universitária inaugurou, esta semana, uma loja de autoatendimento Grancoffee Express, localizada no corredor do HC.