Deri lança cursos de inglês para alunos e edital voltado a professores

As inscrições estarão abertas até o dia 7 de outubro; os cursos pretendem ampliar a oferta de ensino da língua inglesa na Universidade

A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) da Unicamp acaba de lançar dois esforços para acelerar o processo de internacionalização da Universidade. Um deles vai oferecer cursos de inglês aos alunos de graduação. O segundo é um edital voltado para professores.

De acordo com o assessor docente da Deri Alfredo César Barbosa de Melo, os cursos, que pretendem ampliar a oferta de ensino da língua inglesa, receberam o nome de Inglês ao Alcance de Todos (IAT).

Melo diz que esses cursos, ainda que abertos a todos os alunos já matriculados na Universidade, pretendem atingir especialmente aqueles ainda no início da graduação e que precisam se familiarizar com a leitura de artigos acadêmicos em inglês. O público-alvo são estudantes com pouco conhecimento dessa língua.

Caberá a estudantes da Unicamp selecionados em um processo realizado sob supervisão de docentes de inglês do Centro de Ensino de Língua (CEL) dar as aulas.

As inscrições estarão abertas até o dia 7 de outubro.

O diretor de Relações Internacionais, Oswaldir Taranto (à esquerda) e o assessor Alfredo Melo: Inglês ao Alcance de Todos (IAT)

Ciência em inglês

Além do curso de inglês, a Deri lançou um edital a fim de permitir que docentes da Unicamp ofereçam disciplinas em inglês, dentro do programa Ensinando nossa Ciência em Inglês.

Segundo Melo, pretende-se assim disponibilizar um leque de disciplinas em diversas áreas do conhecimento, com a finalidade de atrair mais estudantes estrangeiros, em particular aqueles que ainda não possuem fluência no português.

“Ao mesmo tempo, essa iniciativa proporcionará aos nossos alunos a oportunidade de assistir a aulas em inglês ao lado de alunos estrangeiros, fomentando um ambiente de aprendizado multicultural e cosmopolita no campus”, avalia. “Essas iniciativas visam fortalecer a inserção da Unicamp em uma rede internacional mais ampla, preparando nossos estudantes para os desafios da cidadania global e para uma formação mais conectada com as demandas contemporâneas.”

O diretor da Deri, Oswaldir Taranto, diz que os programas surgem para cumprir a missão definida pela reitoria, pela Pró-Reitoria de Graduação e pela própria Deri de melhorar o nível de inglês dos alunos da Unicamp.

“Hoje o nível de inglês não é homogêneo na Universidade. E nossa ideia é que todos possam melhorar e, com isso, estarem melhor habilitados na busca por intercâmbios e bolsas no exterior, de maneira igualitária”, afirmou Taranto. “O curso vem para aumentar a internacionalização dos nossos alunos ao redor do mundo. Há muitas universidades fora do Brasil. Mesmo em países de língua não inglesa, cursos são oferecidos em inglês. Portanto, esses programas abrem uma porta para os estudantes da Unicamp”, finalizou.

Fachada da Deri

Serviço:

A prioridade das inscrições seguirá os seguintes critérios:

a) Nenhum ou pouco conhecimento em inglês; egressos da escola pública no ensino médio; alunos(as) da graduação; data e horário da inscrição:

• Início das aulas – SEG/QUA: 14/10; TER/QUI: 17/10; QUA: 16/10; SEX: 18/10
  • Término das aulas – SEG/QUA: 27/11; TER/QUI: 26/11; QUA: 27/11; SEX: 29/11
  • Carga horária dos cursos – 18 horas
  • Frequência e certificado – Haverá emissão de certificados para aqueles que atingirem 75% de frequência e média mínima para aprovação na avaliação final (5,0)
  • Local das aulas – Centro de Ensino de Línguas (CEL)
  • Professores/Monitores – As aulas serão ministradas por estudantes da Unicamp (selecionados em processo seletivo), sob supervisão de docentes de inglês do CEL

Fonte: Deri