Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Carmino Antonio de Souza é nomeado vice-presidente da Fapesp

O médico Marco Antonio Zago foi reconduzido ao cargo de presidente da entidade; os dois terão mandato de três anos

Médico onco-hematologista e professor titular do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Carmino Antonio de Souza foi nomeado na sexta-feira (4), pelo governador Tarcísio de Freitas, para o cargo de vice-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O médico Marco Antonio Zago foi reconduzido ao cargo de presidente da entidade. Os dois – que terão mandato de três anos – encabeçaram as listas definidas pelo Conselho Superior da Fapesp para presidente e vice-presidente, respectivamente.

“Essa nomeação é algo honroso para mim, mas também traz enorme responsabilidade”, disse Souza. “A Fapesp é uma instituição com mais de 60 anos de grandes serviços prestados. É um orgulho para o estado de São Paulo e para o Brasil”, acrescentou. “Mas tenho confiança de que estou preparado, até mesmo pela longa experiência já adquirida no serviço público”, afirmou Souza, que já ocupou o cargo de secretário estadual de saúde e, por oitos anos, foi secretário municipal de saúde em Campinas.

Cármino de Souza ficará no cargo por três anos
Carmino de Souza ficará no cargo por três anos

Souza é membro do Conselho Superior da Fapesp desde dezembro de 2022 e atualmente é presidente do Conselho de Curadores da Fundação Butantan e diretor científico da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). Além disso, é membro da Sociedade Americana de Hematologia (ASH). Na Unicamp, Carmino de Souza é o pesquisador responsável pelo Cepid CancerThera (Centro de Inovação Teranóstica em Câncer).

O novo vice-presidente diz que os desafios da Fapesp são grandes. Lembrou que a instituição é responsável pelo financiamento de grande parte da produção científica realizada no país e pode exercer um papel fundamental no processo de desenvolvimento do Brasil. “A Fapesp trabalha com o futuro”, ensina.

Zago foi reconduzido à presidência

Marco Antonio Zago ocupa o cargo de presidente da Fapesp desde outubro de 2018. Médico, graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), onde também obteve os títulos de mestre e de doutor, realizou pós-doutorado na Universidade de Oxford (Reino Unido). Professor titular da USP, foi reitor (2014-2017) e pró-reitor de Pesquisa (2010-2014), depois de ocupar o cargo de presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre 2007 e 2010.

Fachada da Fapesp que completou 60 anos em 2022 (foto: Edu Cesar)
Fachada da Fapesp que completou 60 anos em 2022 (foto: Edu Cesar)

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da qual foi diretor, assim como da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da World Academy of Sciences (TWAS),
coordenou o Centro de Terapia Celular (CTC) de Ribeirão Preto, um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp, de 2001 a 2015. Foi diretor do Hospital de Clínicas de Ribeirão Preto e membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio). Publicou mais de 300 artigos científicos referidos em Web of Science.

Leia mais:

Pesquisador responsável pelo Cepid CancerThera, Carmino Antonio de Souza é nomeado vice-presidente da Fapesp

Marco Antonio Zago é reconduzido à presidência da Fapesp; Carmino de Souza ocupará o cargo de vice.

Ir para o topo