Notícias

Laboratório de Genômica e Bioenergia do IB recebe visista do CEO global da Mahle, Arnd Franz

Durante o encontro, foram apresentados projetos de pesquisa relacionados a biocombustíveis, como os estudos sobre macaúba e agave

A pró-reitora em exercício Maria Luiza Moretti abriu o encontro organizado pelo Laboratório de Genômica e Bioenergia do IB

Com o objetivo de conhecer o Laboratório de Genômica e Bioenergia (LGE) do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, para prospecção de uma possível parceria na área de biomobilidade, uma comitiva da empresa alemã Mahle, que possui um Centro de Inovação e Mobilidade Sustentável em Jundiaí (SP), visitou a Unicamp na manhã desta quinta-feira (17). A reitora em exercício, Maria Luíza Moretti, deu as boas-vindas aos presentes na abertura da reunião.

O professor Gonçalo Guimarães, coordenador do LGE, fez breve apresentação do laboratório e de suas linhas de pesquisa, logo após a exibição de vídeo institucional da Unicamp. Entre os representantes da Mahle, estava o Chief Executive Officer (CEO, na sigla em inglês) global da empresa, Arnd Franz, acompanhado pelo CEO da América do Sul, Sérgio Sá, e pelo Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) na América do Sul, Everton Lopes.

Combustível do futuro foi o tema da fala de Guimarães, que destacou o pensamento do cientista norte-americano Carl Sagan – “Extinção é a regra. A sobrevivência é a exceção” – e fez referência ao livro do biólogo britânico Richard Dawkins The Selfish Gene. O coordenador do LGE apresentou rapidamente alguns projetos de pesquisa do laboratório relacionados a biocombustíveis, como os estudos sobre macaúba e agave. Segundo Guimarães, este último, realizado no sertão da Bahia e intitulado Brazilian Agave Development (Brave), é um projeto revolucionário, porque o biocombustível representa nosso futuro sustentável.

Também estavam presentes os professores Hernandes Faustino Carvalho, diretor do IB, Alessandro dos Santos Farias, diretor adjunto do IB, e Pedro M. Mendes de Moraes Vieira, chefe do Departamento de Genética, Evolução, Microbiologia e Imunologia do IB.

Por sua vez, Franz falou sobre a fábrica da empresa em Jundiaí, que é responsável pela produção de componentes automotivos, como filtros, componentes para motores e tecnologias para biocombustíveis. A empresa mantém parcerias com universidades e centros de pesquisa para desenvolvimento de projetos inovadores. De acordo com o CEO, a Mahle tem compromisso com a sustentabilidade e adota práticas sustentáveis para minimizar o impacto ambiental de suas operações.