Pesquisadores do Centro de Biologia Molecular e Engenharia Genética (CBMEG) e do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp receberam homenagens da Câmara Municipal de Campinas por suas pesquisas nas áreas de saúde e inovação. As pesquisadoras Katlin Brauer Massirer e Mônica Barbosa de Melo e os docentes Mário Henrique Bengtson e Fábio Papes receberam o mérito Dr. Zeferino Vaz, concedido a personalidades de destaque da comunidade campineira nas áreas médico-científica, de atuação acadêmica ou de assistência à saúde.
Já o pesquisador Rafael Couñago recebeu o mérito Dr. José Emanuel Teixeira de Camargo, concedido a entidades e pessoas radicadas em Campinas que tenham se destacado na área de ciência e tecnologia. As homenagens foram sugeridas pelos vereadores Eduardo Magoga e Major Jaime. As pesquisadoras Ana Maria Carneiro e Priscila Zonzini também estiveram presentes na cerimônia que aconteceu no dia 19 de novembro, no plenário da câmara. Carneiro representou a Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Unicamp e Zonzini compareceu no lugar de Couñago, que está fora do país.
Massirer, pesquisadora do CBMEG e coordenadora do Centro de Química Medicinal (CQMED) da Unicamp, conta que as homenagens significam um incentivo para continuar desenvolvendo pesquisas na busca por novos medicamentos. “Ficamos felizes em receber o reconhecimento e o apoio ao nosso trabalho de desenvolvimento de fármacos. Os avanços científicos dependem do apoio financeiro e de políticas públicas nas esferas municipal, estadual e federal. O retorno para a sociedade faz parte do nosso trabalho científico e a sua valorização nos motiva a buscarmos novos avanços. Poder estar na cidade de Campinas e na Unicamp como cientista representa uma grande oportunidade de fazer pesquisa de ponta. Estamos atuando em química medicinal e no esforço pelo acesso à pesquisas de base mais avançadas sobre o autismo”, enfatizou.
Para Bengtson, professor do IB que também trabalha com o desenvolvimento de novos medicamentos, o apoio de parlamentares e tomadores de decisão revela-se fundamental para valorizar o esforço científico. “Nós recebemos essa homenagem, mas sabemos que isso é fruto de muito trabalho de todos os pesquisadores e alunos que fazem suas pesquisas a fim de encontrar soluções para os problemas da nossa sociedade.”
Essa não é a primeira vez que esse grupo de pesquisadores da área de genética e biologia molecular é homenageado pela Câmara Municipal de Campinas. Em abril de 2023, Massirer, Bengtson e Papes receberam um Requerimento de Aplausos, uma honraria de parabenização e reconhecimento de uma pessoa, uma entidade, uma instituição, um evento ou uma iniciativa.
Ciência para o bem estar
Os homenageados possuem ampla carreira científica e realizam diferentes pesquisas voltadas à saúde e à inovação tecnológica. Melo estuda as bases genéticas de complicações da anemia falciforme e de afecções oculares, principalmente o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade. Papes participa de vários projetos de genética humana, alguns deles envolvendo o estudo sobre células neuronais. Massirer coordena o CQMED, que investiga moléculas promissoras para tratar diversas doenças. Bengtson desenvolve e orienta pesquisas com foco em novos fármacos, e Couñago tem ampla experiência na resolução de estruturas tridimensionais de proteínas envolvidas em processos patológicos.