Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Consu empossa novos integrantes

Conselheiros vão representar estudantes da graduação e da pós, além de pesquisadores e servidores técnico-administrativos

Tomaram posse no Conselho Universitário (Consu) da Unicamp, nesta terça-feira (17), os novos representantes dos estudantes de graduação e de pós-graduação, dos servidores técnico-administrativos e dos pesquisadores, em duas cerimônias oficiais. A pró-reitora de Pesquisa, Ana Frattini Fileti, presidiu a posse dos estudantes eleitos, e em seguida o reitor Antonio José de Almeida Meirelles conduziu a cerimônia dos representantes dos servidores e dos pesquisadores. Todos iniciam um mandato de dois anos (dezembro de 2024 a dezembro de 2026).

Após uma apresentação sobre o regimento interno e a leitura do termo de compromisso pela secretária-geral da Universidade, Ângela de Noronha Bignami, todos os presentes – titulares e suplentes – foram empossados. Segundo Bignami, o calendário 2025 de reuniões do Consu já está disponível.

foto colorida da secretária-geral da Universidade, Ângela de Noronha Bignami
A secretária-geral da Universidade, Ângela de Noronha Bignami: calendário de 2025 já está disponível

Graduação

“Vocês são vozes muito importantes e caras para nós”, disse a pró-reitora de Pesquisa aos estudantes. Na graduação, os discentes serão representados por Laura Rinco Hassen Khaddour, do Instituto de Economia (IE). “Essa é uma responsabilidade bem grande. Espero dar conta de corresponder à altura pelos votos e pela confiança dos estudantes. Essa não é uma tarefa fácil porque esse espaço não é paritário para nós estudantes. Faremos as denúncias necessárias com o espaço de voz que temos, porque a luta estudantil não acontece somente entre estas paredes. Ela acontece principalmente nas salas de aula, nos centros acadêmicos, nos coletivos, nos movimentos sociais”, afirmou Khaddour, também eleita representante da Moradia Estudantil, onde reside desde 2022. “No primeiro Consu, nossa luta principal será alcançarmos as cotas trans. Vamos também lutar pela ampliação da moradia estudantil e por moradia em Limeira.”

Pós-graduação

O segundo representante mais votado entre os estudantes de pós-graduação, Angelo Roberto Biasi (Faculdade de Engenharia Agrícola – Feagri), assumiu seu segundo mandato. “O próximo será um ano muito importante porque teremos eleição e troca de gestão. Precisamos estar atentos ao que vai ser melhor para a Unicamp, não apenas para os discentes ou só para os funcionários e professores. A situação precisa ser boa para todos. Esse vai ser um ano de muito trabalho e de muita participação da classe estudantil”, disse Biasi.

Servidores técnico-administrativos

O reitor presidiu a posse dos representantes junto ao Consu de servidores técnico-administrativos e de pesquisadores. “Desejo a vocês um bom mandato”, afirmou Meirelles, acompanhado do pró-reitor de Extensão, Fernando Coelho, e do chefe de gabinete, Paulo Cesar Montagner. “Eu sou um otimista. Temos um futuro promissor pela frente. Os representantes têm um papel importante, seja de lutar e batalhar por direitos, que é próprio da representação que vocês exercem, seja para pensar a Universidade como um todo. Essa é uma oportunidade de conhecer e ver a riqueza da Universidade, um bom momento da vida profissional que vocês terão, no qual vão poder interferir nos rumos da instituição”, disse o reitor.

O segundo mais eleito entre os representantes titulares dos servidores, José Luís Pio Romera (Prefeitura), já foi representante dos servidores entre 1988 e 1991. Após passar 16 anos fora da Unicamp, Romera retornou em 2017 e, desde então, tem sido escolhido anualmente como representante. “A Universidade tem um potencial muito grande, mas ela precisa de financiamento. Esse mandato tem uma tarefa importante que é a articulação de vários setores da sociedade para que se mantenha o financiamento da Universidade nos termos que nós conquistamos na greve de 1988, que é autonomia com financiamento. Temos também as questões internas dos trabalhadores, das carreiras e dos reajustes salariais. Tudo isso passa pelo Consu. Temos que continuar lutando e a experiência vai contribuir para isso”, afirmou o representante. 

Pesquisadores

Reeleita representante titular dos pesquisadores, Ana Maria Carneiro terá como suplente a pesquisadora também reeleita Cláudia Pfeiffer (Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade – Nudecri). “Isso foi uma grande alegria para nós. Além da representação formal, temos um mandato coletivo formado por mim, pela Cláudia, pela Aline Carvalho [Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais – Nepam] e por Rosana Bassani [Centro de Engenharia Biomédica – CEB]. Atuamos coletivamente na análise da documentação e articulação, em busca de nossas pautas e para a Universidade em todos os assuntos. Também buscamos ocupar alguns outros espaços de representação, incluindo uma suplência na Comissão de Legislação e Normas. Já contribuímos em outros assuntos como a permanência estudantil, amadurecemos uma sugestão de mudança dos estatutos para incluir todas as carreiras de forma mais orgânica. E vamos apresentar uma proposta para tornar outras carreiras acadêmicas, como as de servidor técnico-administrativo e de pesquisador, mais institucionais na principal legislação da Unicamp, que são os estatutos”, antecipou Carneiro.

Na sequência, os novos conselheiros Laura Rinco Hassen Khaddour, Angelo Roberto Biasi, José Luís Pio Romera e Ana Maria Carneiro
Dirigentes da Universidade e novos integrantes do Conselho Universitário depois da cerimônia de posse
Dirigentes da Universidade e novos integrantes do Conselho Universitário depois da cerimônia de posse

Ir para o topo