As três universidades públicas paulistas – a Unicamp, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp) – assinaram na tarde desta quarta-feira (18) um acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) a fim de criar um centro de pesquisa aplicada em ciência de dados para a chamada indústria inteligente.
O acordo, assinado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), contará também com a participação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Instituto Avançado para Inteligência Artificial (AI2), um consórcio de pesquisadores dedicado a estimular parcerias. O convênio deve durar cinco anos.
O novo centro terá como missão desenvolver soluções inovadoras baseadas em dados para auxiliar no processo de transformação digital das indústrias. O instituto deve servir de elo entre as pesquisas desenvolvidas na academia e as necessidades práticas do setor industrial.
“Com esse centro, pretendemos desenvolver o que há de mais avançado em termos de tecnologia da informação, ciência de dados e inteligência artificial aplicadas ao desenvolvimento da indústria de transformação e do setor industrial em nosso Estado”, disse o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles.
O reitor anunciou ainda que, também nesta quarta-feira, a Unicamp assinou um convênio com o Senai-SP tendo em mente dois objetivos principais. “O primeiro é acelerar a transferência de tecnologias, patentes e know-how para o setor industrial do Estado de São Paulo. O segundo é mais focado no desenvolvimento de tecnologia e aplicações para a indústria de alimentos”, explicou.