Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Unicamp participa de cúpula de universidades Brasil-Japão

Reitores e dirigentes de dez universidades brasileiras e dez instituições do Japão se reuniram para debate sobre temas de interesse global

Reitores e dirigentes de dez universidades brasileiras e de dez instituições de ensino superior do Japão se reuniram em São Paulo para uma série de debates sobre temas de interesse global, como o enfrentamento das mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável. Chamado de 1º Encontro de Cúpula dos Reitores de Universidades Japão-Brasil, o simpósio também abriu possibilidades para a realização de pesquisas conjuntas em áreas como segurança cibernética, inteligência artificial, energia limpa e educação na era pós-covid 19.

“Estreitar a colaboração com universidades da Ásia é, sem dúvida, um de nossos desafios centrais atualmente. Boa parte do desenvolvimento econômico e científico atual vem se concentrando na Ásia, e o Japão é um dos grandes promotores desse desenvolvimento”, disse o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles.

“Por outro lado, os temas que interessam a ambos os lados dessa cooperação são muito coincidentes, girando em torno de questões da sustentabilidade ambiental, econômica e social. Precisamos aproveitar essa oportunidade para estreitar nossos laços já tradicionais de cooperação com as universidades japonesas”, acrescentou.

Organizaram a cúpula a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Tsukuba (Japão).

“Como nosso mundo tem se tornado cada vez mais interconectado, a responsabilidade de contribuir para a solução de desafios globais como as mudanças climáticas, a proteção do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável recai sobre as instituições acadêmicas”, ponderou o reitor da USP,  Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Além de Unicamp e USP, participaram do encontro representantes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Antes do encontro, uma recepção organizada pelo Consulado Japonês em São Paulo reuniu representantes das universidades, membros de corpos consulares, representantes da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, do acrônimo do nome em inglês da entidade) e dirigentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Leia matéria publicada no Jornal da USP:

Encontro reúne reitores de 20 universidades brasileiras e japonesas na Cidade Universitária

Ir para o topo