Conteúdo principal Menu principal Rodapé
A repesentante da Ecobrinquedoteca Tereza Miriam Pires Nunes e o reitor Antonio Meirelles exibem termo de cooperação
A repesentante da Ecobrinquedoteca Tereza Miriam Pires Nunes e o reitor Antonio Meirelles exibem termo de cooperação

A Unicamp firmou, nesta sexta-feira (11/04), um acordo de cooperação com a Cultura Esperantista & Ecobrinquedoteca (CE&E), uma organização não governamental que desenvolve projetos educativos e ambientais por meio da reutilização de materiais recicláveis na construção de brinquedos pedagógicos. A parceria, iniciada há um tempo, mas formalizada só agora, prevê o desenvolvimento de atividades voltadas à educação, à sustentabilidade e à extensão universitária, com foco na promoção de práticas de conscientização ambiental. As ações dirigem-se a públicos de 16 anos ou mais e englobam a realização de oficinas formativas de ecobrinquedistas — criando espaços interativos que estimulem a reflexão sobre o cuidado com o meio ambiente e o atual cenário de emergência climática.

A primeira secretária da Ecobrinquedoteca, Tereza Miriam Pires Nunes, conhecida como Samira, comemorou a assinatura do acordo e destacou a importância do reconhecimento. “Essa é uma conquista, uma vitória e um valor muito grande para o nosso trabalho, que é simples, mas essencial. Acreditamos que reutilizar é uma forma de garantir um futuro melhor para o nosso planeta. Agradeço a todos da Unicamp que colaboraram para que esse momento fosse possível”, afirmou.

A parceria já existia, mas só agora foi formalizada; prevê o desenvolvimento de atividades voltadas à educação, à sustentabilidade e à extensão universitária
A parceria já existia, mas só agora foi formalizada; prevê o desenvolvimento de atividades voltadas à educação, à sustentabilidade e à extensão universitária

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, ressaltou o caráter educativo e social do projeto, além do potencial de expansão com o apoio da Universidade. “É bonito ver um grupo de pessoas estimulando o aprendizado associado à ludicidade. A Unicamp está oferecendo uma estrutura mais organizada para que esse trabalho, já desenvolvido há muito tempo, ganhe ainda mais alcance. Isso pode impactar nossas licenciaturas, beneficiar nossa comunidade interna e levar atividades de extensão educativas e divertidas para mais pessoas”, destacou.

Já o pró-reitor de Extensão, Esporte e Cultura, Fernando Coelho, um dos responsáveis pela execução do projeto ao lado de Laura Letícia Ramos Rifo e Isabel Cristina Araújo, reforçou a importância da iniciativa para a Universidade. “A proposta de utilizar material reciclado na criação de brinquedos não só trabalha a questão lúdica, mas também agrega conhecimento. Esses brinquedos podem auxiliar no aprendizado em matemática, em biologia e em outras áreas, atendendo especialmente crianças e adolescentes”, afirmou.

Ir para o topo