Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Cerimonial da Reitoria disponibiliza Manual de Protocolos e Eventos

Objetivo é padronizar o planejamento e a execução de cerimônias em todos os órgãos da Universidade

A chefe do Cerimonial da Reitoria, Simone Turati, que elaborou o manual: ausência de informações sobre eventos de forma protocolar
A chefe do Cerimonial da Reitoria, Simone Turati, que elaborou o manual: ausência de informações sobre eventos de forma protocolar

Portaria assinada pelo reitor Paulo Cesar Montagner institui o Manual de Protocolos e Eventos da Unicamp. O documento, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo na terça-feira (6/5), já está em vigor e foi elaborado pela chefe do Cerimonial da Reitoria, Simone Turati. O Manual visa padronizar o planejamento e a execução de eventos em todos os órgãos da Universidade. Cada órgão receberá uma cópia digital e outra física do documento.

A iniciativa partiu da identificação de demandas e dúvidas relacionadas à organização de eventos e à recepção de autoridades nas diversas unidades da Unicamp, como explica Turati. “Percebi que faltavam informações para a comunidade fazer eventos de forma protocolar.”

Turati trabalha no Cerimonial da Unicamp desde 2019, além de acumular mais de duas décadas de experiência na área, e considera a publicação do Manual um divisor de águas. De acordo com ela, muitos equívocos são provenientes do desconhecimento a respeito dos procedimentos corretos, problema que será sanado a partir de agora. “É um ganho espetacular, um novo ciclo. Esperamos, com esse trabalho, proporcionar maior eficiência, profissionalismo e uniformidade na realização dos eventos, contribuindo para a excelência da imagem institucional e a adequada condução das cerimônias na Unicamp.”

O material segue as legislações e bibliografias da área, adaptando o conteúdo às necessidades específicas da Unicamp. “Toda universidade pública deve seguir as regras do cerimonial público [Decreto nº 70.274/1972] e ter uma padronização dos seus eventos. Um fórum deve ter o mesmo padrão, seja no Instituto de Artes ou de Química, por exemplo. O protocolo é como um livro de receitas, então não precisamos inventar nada”, argumenta Turati.

Ela exemplifica a importância das normas a partir da morte recente do papa Francisco, cujo funeral segue uma série de etapas previstas em protocolo próprio.

No documento, constam desde a conceituação de termos da área e a descrição de cada tipo de atividade – fórum, congresso, seminário, cerimônia de colação de grau e outras –, até a posição dos assentos em uma mesa de reunião e dicas de vestimenta e de etiqueta profissional. Elaborado a partir de uma linguagem simples, permite que todas as pessoas, mesmo aquelas que não atuam diretamente nesse campo, consigam entender e aplicar os procedimentos.

Treinamentos

Também com a finalidade de capacitar as unidades para a execução de eventos protocolares, Turati ministra os treinamentos de “Protocolos e eventos” e “Mestre de cerimônias”, ofertados via Educação Corporativa da Unicamp (Educorp) desde 2023.

Os cursos terão continuidade para os interessados e estão formando, inclusive, servidores de outros órgãos sediados em Campinas na turma em andamento. “Desde a realização da primeira turma, já noto uma mudança gigantesca na forma de condução dos eventos, então estamos no caminho certo”, afirma a especialista em cerimonial.

A forma correta de organizar uma mesa diretiva
A forma correta de organizar uma mesa diretiva

Entre os erros comuns que são desmistificados durante o treinamento está a precedência na composição da mesa diretiva e a ordem de fala. “Cada ocasião demanda procedimentos específicos para garantir harmonia, respeito às normas e a valorização dos participantes”, pontua Turati.

Dentro do estado de São Paulo, por exemplo, o governador deve presidir todas as cerimônias nas quais estiver presente. Nesse caso, apesar de ser a primeira autoridade a compor a mesa, respeitando a hierarquia de cargos, ele será o último a falar.

“Justamente porque ouvirá tudo o que as outras pessoas falaram e terá a chance de encerrar”, explica. Tanto os treinamentos quanto o Manual apresentam modelos de roteiros de cerimônia e desenhos que exemplificam as ordens de precedência.

Acesse o Manual de Protocolos e Eventos da Unicamp:

Ir para o topo