Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades

Embaixador quer ampliar colaborações de instituições francesas com a Unicamp

Emmanuel Lenain lembrou convênios já em desenvolvimento, mas avalia haver espaços para a ampliação de parcerias

O reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner (ao centro), entre o embaixador Emmanuel Lenain (esq) e o prefeito Dario Saadi
O reitor Paulo Cesar Montagner (ao centro), entre o embaixador Emmanuel Lenain (à esquerda) e o prefeito Dario Saadi (à direita)

O embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, foi recebido na tarde desta quinta-feira (8) pelo reitor da Unicamp, Paulo Cesar Montagner, e disse que trabalhará para a ampliação da rede de colaborações entre a instituição brasileira e as universidades e organismos oficiais franceses. 

Lenain lembrou convênios já em desenvolvimento entre instituições francesas e a Unicamp, mas avalia haver espaços para a ampliação das parcerias. Na visita à Unicamp, o embaixador fez uma homenagem ao diretor do Parque Tecnológico e Empresarial Techno Park Campinas, José Luiz Guazzelli – ex-aluno da Universidade que, por quase 20 anos, foi cônsul honorário da França em Campinas.

Segundo Lenain, é necessária a valorização da ciência e do conhecimento. “Queremos promover colaborações que tenham como objetivo o desenvolvimento e que a ciência seja o foco principal”, afirmou ele, que, até 2023, servia como embaixador na Índia.

O reitor disse que a Unicamp e as instituições francesas construíram uma longa trajetória de colaborações, mas lembrou que essas interações podem crescer.

“Esse encontro serve para celebrar a história de parcerias que já temos, mas muito mais para nos lembrar sobre o que ainda está por vir e sobre o que ainda podemos fazer juntos”, afirmou. Segundo Montagner, a Unicamp cresceu muito em seis décadas de existência e, para isso, contou com colaborações como as mantidas com os franceses. “Para nós, os acordos com instituições francesas têm valor estratégico”, avisou. 

 A comitiva francesa – que contou com a presença da cônsul-geral da França em São Paulo, Alexandra Mias, e do cônsul honorário da França em Campinas, Alexandre Poupault – visitou unidades de pesquisa, como o Instituto Brasileiro de Ciência de Dados (BIOS) e o Centro para Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro).

O embaixador Emmanuel Lenain (à esquerda) e o reitor Paulo Cesar Montagner
Emmanuel Lenain (à esquerda) e o reitor Paulo Cesar Montagner

O diretor executivo de Relações Internacionais da Unicamp, Rafael Dias, disse que as perspectivas de crescimento no volume de acordos entre Unicamp e instituições francesas são enormes.

“Temos colaborações antigas nas áreas das engenharias, mas há interesse em ampliar acordos. Podemos pensar em projetos nas áreas de sustentabilidade, energia, engenharia ligada à saúde, Direitos Humanos ou na área cultural – artes, música, literatura. O que não faltam são nichos que podem ser explorados”, avaliou o diretor.

O chefe de gabinete da Reitoria, Oswaldir Taranto, lembrou a necessidade de ampliar o intercâmbio de docentes, estudantes e servidores e programas de duplo diploma. “Queremos abrir novas áreas”, reforçou.

Dados divulgados pela Diretoria Executiva de Relações Internacionais mostram uma assimetria nessa relação. Desde 2019, 51 estudantes franceses vieram para a Unicamp. Só em 2025, a Unicamp mandou 104 estudantes para instituições francesas.

Homenagem

Em solenidade realizada na sala do Conselho Universitário (Consu), o diretor do Parque Tecnológico e Empresarial Techno Park Campinas, José Luiz Guazzelli, recebeu do embaixador a medalha da Ordem do Mérito no grau de Oficial (“medaille d’ordre du mérite au grade d’officier”)

Lenain entrega medalha da Ordem do Mérito no grau de Oficial a José Luiz Guazzelli
Lenain entrega medalha da Ordem do Mérito no grau de Oficial a José Luiz Guazzelli

A honraria trata de uma ordem universal, que distingue pessoas de todos os campos de atividade. De acordo com a embaixada, a medalha recompensa méritos distintos adquiridos em função pública, civil ou militar ou no exercício de atividade privada.

Engenheiro civil formado pela Unicamp nos anos de 1980, Guazzelli fez especialização na França por conta de um programa de bolsa de estudos.

“Esta insígnia representa uma grande honra para mim e contém um profundo significado, pois legitima minha trajetória, que sempre foi a de aproximar a cidade de Campinas das instituições francesas”, disse o engenheiro. “Recebo essa homenagem com profunda gratidão e reverente humildade”, finalizou.

O prefeito de Campinas, Dario Saadi, que esteve presente na solenidade, disse que Guazzelli contribuiu para consolidar Campinas como uma potência nacional na área da inovação. “Ele ajudou a desenhar a cidade como um espaço para a tecnologia”, disse o prefeito.

Dario Saadi (a partir da esq), Emmanuel Lenain, Alexandra Mias, Paulo César Montagner e José Luiz Guazzelli
Dario Saadi (a partir da esq), Emmanuel Lenain, Alexandra Mias, Paulo César Montagner e José Luiz Guazzelli
Ir para o topo