Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Atualidades Notícias

Emilson Leite toma posse como diretor do Instituto de Geociências

Novo diretor dividirá a administração da unidade com a professora Maria Beatriz Machado Bonacelli como diretora associada

O Instituto de Geociências (IG) da Unicamp realizou, nesta quinta-feira (15/5), a cerimônia de posse do professor Emilson Pereira Leite como diretor para o quadriênio 2025-2029, em substituição ao professor Márcio Antônio Cataia. Leite, que já havia atuado como diretor associado na gestão anterior, dividirá a administração atual com a professora Maria Beatriz Machado Bonacelli, que assume a diretoria associada. O evento ocorreu no Auditório Milton Santos do IG.

Após ser empossado pelo reitor Paulo Cesar Montagner, Leite ressaltou o significado especial desse momento. Com formação no ensino básico e superior realizadas em instituições públicas, o professor completa, neste ano, 15 anos de dedicação à docência, à pesquisa e à vida universitária na Unicamp. “Acredito profundamente no papel transformador da universidade pública, na força do conhecimento científico, da educação e da cultura. Certamente, o nosso Instituto e a Unicamp são peças fundamentais dessa engrenagem.” Leite é graduado em Geofísica e obteve os títulos de mestre e de doutor em Geofísica pela Universidade de São Paulo.

O novo diretor Emilson Pereira Leite: "gestão guiada pelo diálogo"
O novo diretor Emilson Pereira Leite: “gestão guiada pelo diálogo”

O diretor comprometeu-se a realizar uma gestão guiada pelo diálogo e pela inclusão, tendo como prioridades a ampliação da infraestrutura do Instituto, o fortalecimento da formação acadêmica, o incentivo à pesquisa e à inovação, a valorização da extensão de impacto social e das pessoas, a qualificação da gestão administrativa e o aprimoramento do planejamento institucional. “Estaremos comprometidos com uma gestão colaborativa, que pense a Universidade como todo.”

Leite pontuou os desafios de ordem financeira, estrutural e social enfrentados por universidades públicas, os quais, afirma, devem ser combatidos com criatividade, eficiência, estratégia e colaboração. Destacou que a diversidade promovida pela união de três departamentos – Geologia e Recursos Naturais, Geografia e Política Científica e Tecnológica – é um dos patrimônios do IG. “Neste momento, a ciência precisa dialogar com a sociedade, com o território, com o meio ambiente e com as mudanças globais e locais. Temos as condições para fazer isso.”

O docente registrou sua gratidão aos que o antecederam e parabenizou Cataia pela gestão bem-sucedida. “Hoje, não assumo apenas uma cadeira, mas a responsabilidade de manter o IG forte, plural, relevante e à altura do que a Unicamp representa.” Leite mencionou, ainda, a alegria de dividir a gestão com Bonacelli, docente do Departamento de Política Científica e Tecnológica, graduada em Ciências Econômicas, mestre em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp e doutora em Ciências Econômicas pela Université des Sciences Sociales de Toulouse (França). “A professora Bia tem uma trajetória sólida no ensino, na pesquisa e em atividades de gestão universitária. Construímos um plano de gestão bem alinhado para os próximos quatro anos e tenho plena confiança de que essa parceria será fundamental para fortalecer a atuação do IG.”

O novo diretor foi empossado pelo reitor Paulo Cesar Montagner em cerimônia nesta quinta-feira (15)
O novo diretor foi empossado pelo reitor Paulo Cesar Montagner em cerimônia nesta quinta-feira (15)

O reitor da Unicamp, Paulo César Montagner, destacou a honra de participar dessa solenidade, que valoriza o trabalho da gestão que se encerra e celebra a que se inicia. “Empossar um novo diretor significa conferir legitimidade à escolha da comunidade do Instituto, garantindo que o escolhido represente essa comunidade e exerça suas responsabilidades frente ao IG. É uma responsabilidade muito grande. Desejamos ao Emilson muita sorte, lucidez, tranquilidade, equilíbrio e que conte conosco sempre.”

Montagner lembrou a fundação do Instituto, em 1979, e o esforço coletivo que o consolidou, 46 anos depois, como um “centro de excelência em pesquisa, ensino e extensão nas áreas de geografia e geologia. Com sólidos projetos, reconhecidos nacional e internacionalmente pelo desenvolvimento de pesquisas de vanguarda na fronteira do conhecimento”. Tais conquistas foram possíveis a partir da presença de valores claros, uma gestão moderna e eficiente e uma equipe administrativa competente e dedicada, acrescentou o reitor.

O reitor Paulo César Montagner destacou a honra de participar da solenidade
O reitor Paulo César Montagner destacou a honra de participar da solenidade

Em seu discurso de despedida, Cataia estendeu agradecimentos a todos os docentes, funcionários e discentes do IG, bem como a colegas de outras unidades e órgãos e à Reitoria da Unicamp, que colaboraram para a construção das ações desenvolvidas no IG no último quadriênio. Agradeceu também a Emilson Leite, por sua presença constante e competência. “Durante esse período, tivemos uma parceria muito intensa. Foram quatro anos de muito aprendizado. Na nossa gestão, continuamos fazendo o que vinha sendo feito com responsabilidade acadêmica, financeira e com respeito.” Entre os grandes desafios do quadriênio, Cataia cita a recomposição do orçamento do IG, a expansão da área de laboratórios, a aprovação da certificação da unidade e a busca por novas vagas de funcionários e docentes. O professor assumirá, agora, a coordenação da Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp.

Ir para o topo