
A Diretoria Acadêmica (DAC) da Unicamp acaba de publicar seu catálogo de serviços, um guia elaborado em linguagem simples que reúne informações sobre procedimentos, normas, documentação e legislação que disciplinam a vida acadêmica. Criado há aproximadamente um ano para atender aos estudantes, o catálogo foi ampliado e agora passa a conter informações voltadas para docentes e servidores envolvidos nas atividades de graduação e pós, além do público externo.
O guia abrange 46 modalidades de serviços voltados para estudantes, com orientações que vão desde a emissão de carteira estudantil e a matrícula até a impressão de documentos acadêmicos e informações sobre disciplinas. Para os docentes e servidores, o catálogo passa a oferecer, informações sobre 34 tipos de serviços – entre eles, orientações sobre catálogo dos cursos, oferecimento de disciplinas, carga didática e aproveitamento de estudos. Para o público externo, o guia traz orientações sobre ingresso na universidade, reconhecimento e revalidação de diplomas obtidos no exterior e um espaço para sugestões.
De acordo com a DAC, a iniciativa surgiu a partir da necessidade de adequação à legislação de número 13.460/2017 e com o objetivo de padronizar, agilizar e dar transparência aos serviços oferecidos.
“O catálogo de serviços representa um avanço importante na forma como nos relacionamos com a comunidade universitária e com o público externo”, disse o diretor acadêmico, Fernandy Ewerardy de Souza. “Ele organiza e dá visibilidade aos serviços que prestamos, facilitando o acesso e promovendo mais transparência e eficiência”, acrescentou.
Segundo o diretor, a ampliação do catálogo é fruto de um trabalho coletivo, que envolveu todos os setores da DAC, refletindo o compromisso do órgão com a melhoria contínua e com a excelência no atendimento. “É uma ferramenta estratégica que fortalece a gestão pública e valoriza o serviço prestado à sociedade”, finaliza Souza.