Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Pesquisadora da Unicamp é premiada por sua contribuição à ciência e à transformação social

Eli Torres, da Faculdade de Educação, recebeu o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger 2025, oncedido pela Câmara dos Deputados

A pesquisadora colaboradora da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp Eli Narciso Torres foi uma das três cientistas agraciadas com o Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger 2025, concedido pela Câmara dos Deputados. A honraria reconhece mulheres que se destacam nas ciências exatas, naturais ou humanas. Torres é policial penal federal e doutora em Educação pela Unicamp.

“Receber o Prêmio Mulheres na Ciência, que carrega o nome da professora Amélia Império, é um gesto simbólico de enorme potência. Ela foi uma cientista que ousou produzir conhecimento em um período histórico em que mulheres sequer assinavam seus nomes nos artigos que ajudavam a construir”, declarou a pesquisadora em seu discurso de agradecimento.

A pesquisadora Eli Torres: formas de resistência
A pesquisadora Eli Torres: formas de resistência

Nascida no Mato Grosso do Sul, filha de trabalhadores rurais e sem registro de nascimento até os sete anos de idade, Torres rememorou sua infância e o sonho interrompido da mãe, Dona Maria, que dizia que faria um “filho doutor”. “Carrego neste ato o nome de mulheres precursoras que abriram caminhos e que ensinaram diferentes formas de resistência”, afirmou.

A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu no dia 10 de junho, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília. Torres se une às cientistas Adriana Goulart de Sena Orsini (MG) e Fernanda dos Santos Farnese (GO), também reconhecidas em 2025. A escolha das agraciadas foi feita por um conselho deliberativo que inclui representantes de diversas instâncias do Legislativo.

O prêmio leva o nome de Amélia Império Hamburger, renomada física, professora e divulgadora científica brasileira, cuja trajetória simboliza a resistência e a excelência da participação feminina na ciência. Além de homenagear sua memória, a premiação busca estimular novas gerações de mulheres a ingressarem no campo científico.

Imagem de capa:

O Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger 2025 é concedido pela Câmara dos Deputados
O Prêmio Mulheres na Ciência Amélia Império Hamburger 2025 é concedido pela Câmara dos Deputados

Ir para o topo