
Cinco trabalhos da Unicamp foram premiados na Sessão de Pôsteres da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Nesta edição, foram apresentados 463 trabalhos científicos, dos quais três foram premiados e 20 receberam menção honrosa.
A Unicamp esteve entre os três premiados com o trabalho “Análise Crítica dos Casos de Violência contra a Mulher”, dos autores Victoria Alchangelo dos Santos, Renata Soares Luz, Nathália Monezi de Souza, Bruno Pereira da Silva, Danielle Satie Kassada e Débora de Souza Santos, da área da Enfermagem, em Ciências da Saúde.
O Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) foi laureado com duas menções honrosas, com os trabalhos “Paula Brito e o ‘não-lugar’ negro na sociedade brasileira do século XIX”, dos autores Haidar de Moura Limissuri e Lúcia Granja, da área de Letras, e “Uma abordagem textual sobre a construção da imagem de Dilma Rousseff”, dos autores Victor Aparecido dos Reis Oliveira e Anna Christina Bentes da Silva, da Linguística.
Para Anna Christina Bentes, professora titular em Sociolinguística do Departamento de Linguística do IEL, é importante destacar a visibilidade que a premiação traz para as diferentes áreas do conhecimento. “Isso não acontece toda hora, a Unicamp vive um momento importante, com os recentes prêmios do CNPq e, agora, os da SBPC. São trabalhos de diferentes áreas, desde a graduação, que estão sendo reconhecidos por sua relevância”, comentou.
Também receberam menção honrosa os trabalhos “Avaliação da Toxicidade e determinação de um critério de qualidade da água para proteção da vida aquática para o corante natural alizarina”, dos autores Amanda R. Rodrigues, Adria C. de Oliveira, Gabriela C. F. Almeida, Natalia O. de Farias, Anajaina F. de Albuquerque, Marina T. Botelho e Gisela de A. Umbuzeiro, da área de Ecologia, das Ciências Biológicas; e “Modelos Fenomenológicos e desempenho de hipertermia magnética de nanopartículas magnéticas agrupadas”, dos autores Jonatas Rodrigues de Menezes e Diego Muraca, da área de Física, em Ciências Exatas e da Terra.
As produções apresentadas reuniram autores de todas as regiões do país e incluíram trabalhos indicados por diversas instituições de ensino e pesquisa para a Jornada Nacional de Iniciação Científica. Houve ainda a apresentação dos trabalhos dos cinco laureados do 6º Prêmio Carolina Bori (edição 2025), promovido pela SBPC, além de nove vencedores do 22º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica (edição 2024), promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Sessão de Pôsteres ocorreu de forma híbrida, de 13 a 19 de julho, com apresentações presenciais na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e pelo canal da SBPC no YouTube.
Sessão de Pôsteres da 77ª Reunião Anual da SBPC
Prêmios da Unicamp
Prêmio
Trabalho: Análise Crítica dos Casos de Violência contra a Mulher
Autores: Victoria Alchangelo dos Santos, Renata Soares Luz, Nathália Monezi de Souza, Bruno Pereira da Silva, Danielle Satie Kassada e Débora de Souza Santos, da área da Enfermagem (Ciências da Saúde)
Menção Honrosa
Paula Brito e o “não-lugar” negro na sociedade brasileira do século XIX
Autores: Haidar de Moura Limissuri e Lúcia Granja, da área de Letras (IEL)
Uma abordagem textual sobre a construção da imagem de Dilma Rousseff
Autores: Victor Aparecido dos Reis Oliveira e Anna Christina Bentes da Silva, da área de Linguística (IEL)
Avaliação da Toxicidade e determinação de um critério de qualidade da água para proteção da vida aquática para o corante natural alizarina
Autores: Amanda R. Rodrigues, Adria C. de Oliveira, Gabriela C. F. Almeida, Natalia O. de Farias, Anajaina F. de Albuquerque, Marina T. Botelho e Gisela de A. Umbuzeiro, da área de Ecologia, da Ciências Biológicas
Modelos Fenomenológicos e desempenho de hipertermia magnética de nanopartículas magnéticas agrupadas
Autores: Jonatas Rodrigues de Menezes e Diego Muraca, da área de Física, das Ciências Exatas e da Terra