
Uma força-tarefa foi montada para a campanha Conheça a Unicamp, que conta com banners físicos e virtuais com dados e informações sobre a Universidade em um formato criativo, moderno e com mensagens claras. Os banners ocupam os dois arcos de entrada e pontos estratégicos espalhados pelo campus de Campinas. Na internet, no website, ao clicar nos banners, os internautas têm acesso às informações institucionais, embasadas pelos dados compilados pelo Escritório de Dados e Apoio à Transformação (Edat), da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), com a opção de compartilhamento nas redes sociais. Posteriormente, o projeto será levado aos campi de Limeira e Piracicaba.
A iniciativa do projeto é do coordenador-geral da Unicamp, Fernando Coelho. “A campanha nasceu do fato de que identificamos um grande desconhecimento da comunidade sobre nós. A ideia é mostrar quem somos em uma ação que vai em todas as direções para causar impacto ao nosso redor, no Brasil e nos órgãos internacionais”, explica. Vale destacar que os textos de embasamento terão versões em inglês, espanhol e mandarim.

Segundo Coelho, o propósito é divulgar de maneira ampla a coleta de dados feita pelo Edat e as informações institucionais. “Até então, os dados eram uma coisa fechada, agora vamos deixar tudo claro e fácil de consultar. Principalmente, criamos uma maneira de mostrar a rastreabilidade dos dados. Não é ‘achismo’. De onde veio esse dado?, podem perguntar. Assim, provamos que nossas informações são fidedignas.”
Às vésperas da 20ª edição do Unicamp de Portas Abertas (UPA), no dia 23 de agosto, o primeiro objetivo da campanha é atingir também os visitantes, especialmente os pais dos alunos. “Já me perguntaram: quanto paga para estudar na Unicamp? Somos uma universidade pública, gratuita, e temos excelentes resultados em qualidade de ensino, somos um complexo de excelência. Precisamos nos valorizar, todos precisam saber”, continua Coelho. Durante a UPA, além dos banners, serão distribuídos bottons, broches personalizados, referentes à campanha. “Aí é para atingir especialmente os alunos.”

De acordo com o vice-reitor, a campanha, fruto de um grande trabalho coletivo, será apresentada aos poucos e contará com um intercâmbio de informações entre os campi de Campinas, Piracicaba e Limeira. “Todos têm seus próprios dados, que serão compartilhados para que todos possam conhecer tudo de bom que é feito em nossa universidade. Temos uma porção de ideias e, a partir dos dados, podemos propor, inclusive, ações e políticas.”
A assessora da CGU Silviane Duarte Rodrigues, integrante da equipe que realiza a campanha, destaca que o propósito do projeto é provocar “o sentimento de pertencimento”. “Com os dados e as informações, enfatizamos a importância e a relevância da Unicamp. O processo, feito em etapas, começa com a coleta da informação e o embasamento. Depois, há a validação, a criação do design e a aprovação do CGU, para, no final, chegarmos na publicação e na produção da peça”, explica.
O designer de produtos de dados do Edat, Rodrigo Junqueira, conta que, nos banners, detalhes do logotipo da Unicamp foram usados na padronagem de fundo. A identidade visual apostou em cores vibrantes, e a navegação no site é fácil, ágil e dinâmica. “Para a criação, conversamos com todas as diretorias, pegamos as sugestões, passamos pelo processo de elaborar as frases em uma colaboração coletiva. Temos engenheiros de dados e analistas de dados, e, ao gerar a frase e adicionar o embasamento, é possível entender e captar a informação de maneira plena. Pode soar como slogan, mas as frases refletem os dados”, afirma.

O coordenador de serviços do Edat, Alexandre Henrique de Melo, enfatiza que a campanha seguirá até o final do ano. No lançamento, oito pontos da Unicamp receberam os banners, além dos dois arcos de entrada. “Nesta primeira contratação, teremos ao todo 30 banners e mais quatro para os arcos, frente e verso”, conta Melo. Entre os já instalados, os temas variam, mas todos foram criados com o mesmo objetivo. “Queremos gerar senso de orgulho, mostrar os trabalhos bem-feitos da Unicamp.”
O responsável pela contratação e logística da campanha, Sebastião Pereira, afirma que um grande desafio foi encontrar um bom fornecedor para os banners. “Agora, fica o legado”, afirma. O projeto, que contou com o apoio de diversas instâncias, como Reitoria, Pró-Reitorias, órgãos e unidades acadêmicas e administrativas, segue na criação de novos banners.
O que a campanha mostra
A campanha apresenta dados que revelam a força da Unicamp em mais de 17 dimensões, em frases curtas, acessíveis e baseadas em dados que destacam:
- A qualidade da formação dos estudantes
- O alcance da pesquisa científica e tecnológica
- O papel essencial da universidade na saúde pública
- O apoio à inovação, ao empreendedorismo e à sustentabilidade
- A extensão universitária como ponte com a sociedade
O Edat e a interpretação dos dados
A campanha Conheça a Unicamp foi desenvolvida pela Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), por meio do Escritório de Dados e Apoio à Transformação (Edat), que possui, entre suas atribuições, a divulgação de informações institucionais qualificadas. O objetivo é produzir e interpretar dados que subsidiem a comunicação com a sociedade, a imprensa e o público interno, transformando análises e indicadores em materiais acessíveis e informativos.

Os dados do Edat auxiliam na compreensão do que é desenvolvido pela comunidade universitária e apresentam para a sociedade as ações e os resultados com transparência. Atualmente, o Edat oferece soluções para a Universidade em três frentes: sistemas de disponibilização de dados, estudos e visualizações de dados e apoio técnico em sistemas para a comunidade.
Mais informações estão disponíveis no site.
Foto de capa:
