
O Centro de Doenças Tromboembólicas (CDT) do Hemocentro da Unicamp realizou nesta segunda-feira (18) o lançamento da personagem Maria Clot. O mascote deve ajudar o órgão a divulgar informações acerca da trombose.
Estima-se que o tromboembolismo venoso, a terceira maior causa de morte dentre as doenças cardiovasculares, poderia ser evitado em 50% dos casos.
“Hoje é um dia bastante importante para nós”, afirmou a médica Joyce Maria Annichino, coordenadora do CDT, durante sua fala no evento de lançamento. “Um dos grandes objetivos do CDT é que a população geral saiba sobre a trombose e sobre o que pode ser feito para prevenir a doença. E a Maria Clot servirá como nosso elo com a população em geral”, completou.
O médico Erich Vinicius de Paula, professor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, comentou sobre a importância de levar o conhecimento construído na Universidade para fora dos seus muros. “Pretendemos conversar também com a população, para que as medidas possam ir além de a gente fazer pesquisa ou publicar um artigo”, defendeu.
“É muito importante que esse conhecimento chegue até as pessoas, não necessariamente só por meio dos médicos, mas também diretamente para que as pessoas possam se prevenir”, continuou.
Além de profissionais da área da saúde, o lançamento também contou com a presença de funcionários do Hemocentro e de pacientes do ambulatório, que puderam conhecer mais sobre a trombose.



Maria Clot
Durante seu pronunciamento, a personagem Maria Clot, interpretada por uma atriz, contou um pouco sobre sua história.
Clot é seu apelido de infância, dado por sua mãe, médica. Em inglês, o termo significa coágulo, um aglomerado de sangue. O apelido surgiu porque Maria é uma pessoa muito agregadora, sempre unindo todos à sua volta. Na adolescência, ela teve trombose por conta do uso de anticoncepcionais, fazendo com que o apelido ganhasse ainda mais sentido.
Hoje, Maria Clot atua como repórter do CDT, divulgando informação sobre assuntos referentes à saúde por meio das redes sociais, de programas da Educa TV e de ações presenciais.
“Fiquei muito feliz quando fui convidada para esta missão mais que especial: ampliar o conhecimento sobre a trombose e levá-lo cada vez mais para mais pessoas, ajudando a prevenir casos da doença”, disse a mascote. “Trabalhamos com muito cuidado, seriedade e responsabilidade para que cada informação compartilhada seja clara, verdadeira e útil”, acrescentou.
Foto de capa:
