Conteúdo principal Menu principal Rodapé

O auditório da Adunicamp recebe no sábado, dia 25 de novembro, às 15h, a aula show Somos Mais Colmeias, organizado pelo programa de extensão Colmeias Pré-Vestibulares. A programação inclui uma apresentação da estudante indígena Ana Mowatcha, uma leitura dramática a ser realizada pelo grupo de teatro Somos Racionais e uma apresentação de músicas de Cartola pelo quarteto de samba Cupinzeiro.

O objetivo da aula show, que acontece desde antes da pandemia, é apoiar os estudantes na preparação para a segunda fase do Vestibular de maneira descontraída, disseminando conhecimento por meio das apresentações artísticas. E também incentivar quem não passou na primeira fase da prova a persistir nos estudos.

“A gente preza por uma relação de ensino humanizada. Os nossos alunos precisam se enriquecer da cultura brasileira. [É importante] ter um programa de extensão que valoriza os jovens e que possibilita conhecer músicos de outra geração, como Cartola, por exemplo, e perceber traços comuns com esses artistas, porque muitos dos nossos estudantes são pretos e pardos. São várias as camadas do motivo por trás desse encontro, que é estimular o estudo a fim de fazer o aluno ingressar no ensino superior”, comenta a idealizadora e coordenadora executiva do Programa de Extensão Colmeia, professora Josely Rimoli.

Também podem participar da aula show alunos que não são do programa Colmeias, mas esses não poderão usar os meios de transporte disponibilizados pela organização do evento para os estudantes do cursinho.

O cursinho pré-vestibular Colmeias surgiu em 2010 em Limeira (SP) e foi integrado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Buscando ampliar o escopo, foi criado em 2021, um programa com as aulas oferecidas no formato online para comunidades quilombolas e indígenas e para adolescentes da Fundação Casa, além de suporte a cursinhos pré-vestibulares como Marielle Franco e Malunga Thereza Santos em Campinas.

A Adunicamp fica localizada na Av. Érico Verissímo, 1479 – Campus da Unicamp Barão Geraldo – Campinas (SP).

Saiba mais:

‘Colmeias pré-vestibulares’ prepara estudantes de escolas públicas

Do primeiro giz a uma vaga no ensino superior