Conteúdo principal Menu principal Rodapé

A Conferência Internacional sobre Participação Pública e Tecnologias da Informação (ICPPIT23, na sigla em inglês), organizada pelo Departamento de Estudos Urbanos e Planejamento do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e pelo Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa (Citidep), contou com a participação da professora Muriel Gavira, da área de Administração da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp e abordou a contribuição estratégica das pesquisas no setor de e-planning para as políticas públicas nos próximos 20 anos.

e-planning é uma área interdisciplinar do conhecimento que busca estudar o papel das tecnologias de informação e comunicação (TICs) no enfrentamento de desafios sociais e congrega atualmente em um consórcio pesquisadores de diferentes instituições de ensino e pesquisa ao redor do mundo – a Unicamp faz parte do grupo desde 2020, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Programa de Pós-Graduação em Administração.

No evento, realizado em novembro, o papel estrutural das TICs no desenvolvimento sustentável local e global dominou as discussões, e diversos trabalhos de diferentes áreas do conhecimento foram expostos por pesquisadores de países de três continentes. Gavira apresentou resultados de uma pesquisa sobre o papel das TICs na relação entre instituições de ensino superior e comunidades vulneráveis. Para a professora, “as TICs têm um papel central nessa relação, porém há ainda muitas barreiras a enfrentar com relação à educação digital e no acesso das comunidades a serviços de qualidade. Além disso, as tecnologias digitais ainda não estão integradas produtivamente na rotina dos pequenos empreendedores brasileiros”. A parceria com a Unicamp também inclui aulas conjuntas de disciplinas do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Departamento de Estudos Urbanos e Planejamento do MIT.

A palestra de abertura, realizada pelo professor Omar Razzaz (ex-primeiro-ministro da Jordânia), girou em torno do tema “Governando Bens Públicos Globais… e Males” e fez-se seguir por uma fala do major-general Carlos Branco (pesquisador sênior do Instituto de Defesa Nacional de Portugal) sobre tecnologia da informação e guerra insurgente. Participaram também o secretário nacional de Participação Social do Ministério da Presidência do Brasil, Renato Simões, que tratou da plataforma digital Brasil Participativo, e o presidente da Associação Nacional das Assembleias Municipais de Portugal, Albino Almeida, que assinalou a importância da abordagem e-planning para a transição digital local, reafirmando o seu empenho nessa agenda.

Leia matéria na íntegra no site da Faculdade de Ciências Aplicadas