Nota da Reitoria em repúdio a ato de vandalismo

Muda de baobá plantada por alunos e coletivos negros, na Praça da Paz, foi arrancada e vandalizada

##

É com profunda indignação que a Reitoria da Unicamp recebe a notícia de que foi arrancada e vandalizada uma muda de baobá plantada na Praça da Paz, no último 28 de novembro, por ocasião da celebração, na Universidade, do Dia da Consciência Negra.

O plantio foi realizado por coletivos negros, em uma iniciativa coordenada por alunos e pela professora titular da Faculdade de Educação Débora Jeffrey, em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proec) e a Prefeitura Universitária.

A Reitoria, para além de repudiar o ato de violência cometido contra a árvore, símbolo da resistência negra, assume o compromisso de empenhar todos os esforços para apurar sua autoria e punir os responsáveis.

Campinas, 9 de dezembro de 2023