Representantes da carreira de pesquisador tomam posse no Consu

Ana Maria Alves Carneiro da Silva, do Nepp e Claudia Regina Castellanos Pfeiffer, do Nudecri, assumiram como titular e suplente, respectivamente, do órgão máximo de deliberação da Unicamp

A pesquisadora Ana Maria Alves Carneiro da Silva, do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPP), assumiu, na tarde desta quarta-feira (17), uma cadeira de representação dos servidores da carreira de pesquisador junto ao Conselho Universitário (Consu), o órgão máximo de deliberação da Unicamp. A pesquisadora Claudia Regina Castellanos Pfeiffer, do Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (Nudecri), foi empossada como suplente.

Realizada no início da tarde, na sala de reuniões do Consu, a cerimônia de posse foi conduzida pela pró-reitora de Pós-Graduação e reitora em exercício, professora Rachel Meneguello.

Da esquerda para a direita, professores Marco Aurélio Cremasco (Proec), Rachel Meneguello (reitora em exercício) e Ivan Toto (pró-reitor de Graduação): cerimônia de posse da carreira PQ no Consu

As duas pesquisadoras terão mandato até 20 de dezembro deste ano para que o período possa ser compatibilizado com as demais carreiras, que hoje têm assento no colegiado, mas que foram eleitos no ano passado. A partir de 2025, o mandato do representante da carreira de pesquisador passará a ter duração de dois anos, como todos os demais.

Ana Maria Carneiro da Silva lembrou que se trata de um momento histórico, já que esta é a primeira vez que a carreira de pesquisador tem uma vaga no conselho.

“A carreira foi criada em 2005 e, agora, conseguimos o direito de uma cadeira no Consu”, disse ela ao tomar posse. “E temos uma longa lista de reivindicações, entre elas, a valorização da carreira”, avisou. “Queremos que nossa carreira apareça mais explicitamente nas normas, legislações e estatutos da Universidade como uma carreira acadêmica que, de fato, contribui para a excelência e a qualidade que a Unicamp vem demonstrando ao longo dos anos”, acrescentou.

Ana Maria lembrou que o mandato inaugural que assume a partir de agora tem caráter coletivo. Além de Ana Maria Carneiro da Silva e da suplente Claudia Castellanos Pfeiffer, o grupo é composto pelas pesquisadoras Iara Beleli, coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu; Marta Duarte, do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA); e Rosana Bassani, do Centro de Engenharia Biomédica (CEB) da Unicamp.

Ana Maria Carneiro e Cláudia Pfeiffer: primeira vez da representação da carreira PQ no Consu
Ana Maria Carneiro (à esquerda) e Cláudia Pfeiffer: primeira vez da representação da carreira de Pesquisador no Consu

Claudia Pfeiffer diz que a representação é um esforço de muitos anos da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen). “É uma conquista histórica. Demandamos esse assento há muito tempo. Muitas gestões da Cocen trabalharam por isso. Estamos aqui, juntas (no mandato coletivo), para trabalhar, efetivamente, não apenas pela carreira e não só pelos centros e núcleos, mas, principalmente, pela Unicamp”, garantiu ela.

A reitora em exercício, Rachel Meneguello, diz que a garantia de um assento no Consu é o reconhecimento da importância dos pesquisadores. “Por uma oportuna coincidência e felicidade, estou hoje em substituição ao nosso reitor (Antonio José de Almeida Meirelles) e posso conduzir uma cerimônia de posse como esta”, disse a professora.

“Acompanho a trajetória dos Centros e Núcleos da Unicamp já há muito tempo e posso testemunhar que foi uma caminhada árdua, trabalhosa, mas muito bem-sucedida. Hoje, acho que temos, aqui, o coroamento de um esforço de anos em que se busca o reconhecimento da carreira”, concluiu a reitora em exercício.

A nova representação da carreira de pesquisador terá assento também na Câmara de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe).