Loja de autoatendimento é inaugurada no HC da Unicamp

No espaço, o cliente escolhe o produto, faz o pagamento e prepara sua refeição nos equipamentos de apoio disponíveis no local; a loja funciona 24 horas por dia, ininterruptamente

O Hospital de Clínicas (HC), a Reitoria da Unicamp e a Prefeitura Universitária inauguraram na manhã desta sexta-feira (16) a Loja de Autoatendimento Grancoffee Express, que funcionará no corredor do primeiro andar do HC. No estabelecimento, os usuários podem comprar tradicionais snacks, sucos, refrigerantes, cafés, lanches e refeições congeladas e semiprontas. O acesso ao local realiza-se somente por meio da leitura da identificação funcional ou acadêmica.

A loja significa uma inovação no atendimento aos profissionais da área da saúde: o cliente escolhe o produto, faz o pagamento e prepara sua refeição nos equipamentos de apoio disponíveis no local. O espaço também possui mesas e cadeiras para refeições. A loja funciona 24 horas por dia, ininterruptamente.

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, parabenizou a equipe da Prefeitura por superar as dificuldades, encontrar soluções criativas e recuperar os locais de alimentação e convivência. De acordo com Meirelles, espaços como a loja de autoatendimento atendem os requisitos de modernidade, diversidade alimentar e liberdade de escolha, além de adensar a economia local, reforçar os laços com a sociedade e fortalecer a imagem da Unicamp.

“Devemos ampliar essas atividades até um dia, quem sabe, podermos ter uma praça de alimentação ou um supermercado dentro da Universidade. Isso não tira nosso caráter público, ajuda a distribuir renda e facilita a vida das pessoas, principalmente de nossos funcionários”, afirmou o reitor.

O reitor Antonio Meirelles na abertura da loja
O reitor Antonio Meirelles: a loja atende aos requisitos de modernidade, diversidade alimentar e liberdade de escolha

A superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataíde lembrou que o espaço já está em funcionamento há um mês. “Estamos inaugurando-o, oficialmente, hoje, e já sabemos que ele [o espaço] é um sucesso. As pessoas sentem que há uma vibração boa e diferente aqui. Ter um espaço como esse traz muita alegria para nós que estamos na alta gestão. Que outros projetos como esse possam ser implantados dentro do hospital e da área da saúde”, destacou.

Juliano Henrique Davoli Finelli, prefeito universitário, fez um balanço de todas as ações referentes às feiras, às cantinas e aos restaurantes da Unicamp. A loja de autoatendimento do HC integra o Projeto de Espaços de Alimentação e Convívio (Preac), que começou a ser implementado no primeiro semestre de 2023 pela Prefeitura do Campus.

“Sempre procuramos atender o HC da melhor forma possível. Esse modelo de autoatendimento cumpre toda a legislação, permite a convivência e garante o rápido acesso à alimentação dentro de uma área de 250 metros”, explicou Finelli, destacando que o hospital também conta com oito máquinas de vending machines e uma feira, em funcionamento no encontro da Avenida Adolfo Lutz com a Avenida Oswaldo Cruz.

Maria Luiza Moretti, coordenadora-geral da Unicamp, disse que o novo espaço de alimentação serve como um local de descompressão e harmonização, além de cumprir outras duas funções: de socialização e de aprendizado.

“Na área da saúde, o conhecimento se expande de forma incontrolável. Aqui os médicos residentes podem se sentar com os docentes e discutir casos clínicos, e as pessoas também podem se recuperar da solidão ainda causada pela pandemia de covid-19. Espero que esse projeto seja um modelo a ser replicado em outros locais da Unicamp”, disse Moretti.

Usuários durante compras na loja
Na loja, os usuários podem comprar tradicionais snacks, sucos, refrigerantes, cafés, lanches e refeições congeladas e semiprontas

Recorde de atendimento

De acordo com Aline Isidorio Lemos, analista de trendmarketing responsável pelas máquinas de snacks e pelas lojas da rede Grancoffee Express, entre 500 e 1.000 pessoas já passam pela loja do HC diariamente. “Sempre trazemos produtos novos, inovações, refeições completas para todos os paladares, inclusive veganos e vegetarianos”, destacou Lemos.

Natália Campos e Livia Cretinsk trabalham na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Pediátrica) da Unidade de Emergência Referenciada do hospital e acham o espaço prático e confortável. “Passamos sempre aqui para tomar o café na parte da manhã ou, às vezes, quando estamos mais tranquilas durante o plantão noturno”, disse Campos.

Gustavo Gama, diretor comercial da Grancoffee, ressaltou a importância, para a empresa campineira, de atender a Universidade com seus produtos. “A Unicamp sempre foi uma referência muito importante para a nossa empresa. Sempre tivemos vontade de atender os usuários da Unicamp, por ser essa uma universidade reconhecida e de nossa terra natal. Iniciar esse trabalho pelo HC da Unicamp é uma grande honra. Desejo que esse espaço possa beneficiar a todos”, disse Gama.

Coordenadora-geral Maria Luiza Moretti; o prefeito da Unicamp Juliano Finelli, o diretor comercial da Grancoffe Gustavo Gama e a superintendente do HC Elaine de Ataíde
No sentido horário, a coordenadora-geral Maria Luiza Moretti; o prefeito da Unicamp Juliano Finelli, o diretor comercial da Grancoffe Gustavo Gama e a superintendente do HC Elaine de Ataíde: entre 500 e 1.000 pessoas já passam pela loja do HC diariamente

Cafés e restaurantes

No dia 19 de janeiro, como parte do Preac, a Prefeitura Universitária entregou as chaves ao primeiro permissionário habilitado a explorar o restaurante da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp. O projeto prevê ainda a instalação de 13 novos restaurantes e cafés dentro de contêineres em vários pontos dos campi de Barão Geraldo (Campinas), Limeira e Piracicaba. Veja a matéria a esse respeito no Portal da Unicamp.