Conteúdo principal Menu principal Rodapé

Sergio Piedade, docente do Departamento de Ortopedia, Reumatologia e Traumatologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, é um dos editores do livro Sideline Management in Sports (“Gestão lateral no esporte”, em tradução livre). Trata-se de um guia de referência na administração de condições clínicas comuns e específicas que afetam atletas em treinamento e competição esportiva. O volume foi publicado em fevereiro de 2024 pela Springer.

O guia, amplamente ilustrado e detalhado, é direcionado a médicos do esporte, ortopedistas e fisioterapeutas que lidam com problemas clínicos que ocorrem nos bastidores e no campo de jogo em diversos esportes recreativos ou profissionais, individuais e coletivos. “Lesões musculoesqueléticas e problemas clínicos relacionados à saúde podem impactar diretamente a capacidade dos atletas de participarem do esporte com segurança. Além disso, os desafios mudam conforme o tipo de esporte, a condição física dos atletas, o nível de competição e condições ambientais”, diz trecho da publicação. 

O livro tem como como editores o professor Piedade, juntamente com Mark R. Hutchinson, David Parker, João Espregueira-Mendes e Philippe Neyret. O projeto foi desenvolvido durante a presidência do professor Piedade no Comitê de Medicina do Esporte da Comitê de Medicina Esportiva da International Society of Arthroscopy, Knee Surgery and Orthopaedic Sports Medicine (Isakos), e envolveu médicos do esporte e ortopedistas do Brasil e diversos países.

Com o novo livro, foi concluída a primeira trilogia de medicina esportiva da Isakos. “Começou em 2019, com The Sports Medicine Physician, que explora diferentes aspectos do trabalho do médico do esporte. Prosseguiu em 2021 com Specific Sports-Related Injuries, discutindo particularidades das modalidades esportivas e lesões relacionadas. Agora, finalizamos com orgulho a sequência com Sideline Management in Sports’”, declarou Piedade. A Isakos lançou podcast sobre o livro, com a participação do professor. O episódio, em inglês, poderá ser acessado no Spotify.

Leia a matéria na íntegra no site da FCM.

Ir para o topo