Parceria prevê cessão de vagas de moradia para estudantes da Unicamp

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

Técnicos da Deape vão levar em conta, na seleção, critérios relativos à vulnerabilidade socioeconômica e ao desempenho acadêmico (Foto: Divulgação Uliving)

Instituído em 2019, o programa Parceiros da Unicamp acaba de celebrar um novo acordo. Assinado entre a Universidade e a empresa Uliving Student Housing Campinas, o documento prevê a cessão de vagas de moradia para estudantes de graduação classificados como em situação de vulnerabilidade socioeconômica, vagas essas existentes em um empreendimento imobiliário lançado no final do ano passado pela empresa, no distrito de Barão Geraldo.

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas por ano, nos dois primeiros anos. O número de vagas vai subir para nove nos dois anos seguintes. Caberá à Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil (Deape) – que assinou o acordo – selecionar os estudantes a serem beneficiados. Técnicos do órgão vão levar em conta, na seleção, critérios relativos à vulnerabilidade socioeconômica e ao desempenho acadêmico.

Pelo acordo, o estudante beneficiado vai pagar uma taxa fixa de R$ 200,00 mensais. O valor do quarto para estudantes de fora do programa gira em torno de R$ 2 mil por mês, segundo a empresa. São apartamentos de quatro e seis dormitórios com banheiro privativo e copa e sala compartilhados.

“Primeiro gostaríamos de agradecer a Uliving pela parceria. Um acordo com esse é a confirmação da nossa firme intenção de sempre ampliar os nossos programas de inclusão e permanência estudantil”, disse o reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles. “A Unicamp faz, em termos relativos, o maior investimento em permanência estudantil do Brasil”, acrescentou. De acordo com dados da Assessoria de Economia e Planejamento (Aeplan) da Universidade, o orçamento de 2024 prevê  R$ 144,5 milhões para investimentos em programas de assistência e permanência estudantil. Isso significa, segundo o órgão, um valor R$ 31 milhões superior ao de 2023.

“As pessoas selecionadas pagarão apenas o equivalente a uma estimativa dos custos mensais de um morador com as contas de água e energia elétrica”, conta Cristiano Torezzan, assessor docente do Gabinete do Reitor. Torezzan avalia que esse tipo de parceria é muito importante para a Universidade.

“A Unicamp está muito disposta e sempre aberta a receber iniciativas que colaborem para ampliar o relacionamento dela com a sociedade. Para além do valor que a Universidade aporta em recursos orçamentários, iniciativas como essas, vindas do setor privado, são importantes para ampliar o alcance das políticas de permanência da Unicamp”, acrescentou.

Da esquerda para a direita, assessor docente do Gabinete do Reitor Cristiano Torezzan, reitor Antonio Meirelles e o CEO da Uliving Student Housing Ewerton Camarano: pelo acordo, o estudante beneficiado vai pagar uma taxa fixa de R$ 200,00 mensais

Benefícios para a sociedade

A Uliving Student Housing conta com instalações nas cidades de São Paulo (três unidades), Rio de Janeiro, Porto Alegre e Santos. A unidade de Campinas, no entanto, é a única a prever esse tipo de acordo com uma universidade, segundo o CEO (sigla em inglês para diretor-executivo) da empresa, Ewerton Camarano.

Camarano disse que a parceria tem um viés social importante e que esse fator foi levado em consideração no momento de definir o planejamento estratégico da empresa. O diretor-executivo avalia que a decisão de firmar o acordo com a Unicamp decorreu também da intenção da empresa “de devolver benefícios para a sociedade”.

Para o CEO, projetos desse tipo têm como premissa a ideia de oferecer ao aluno uma melhor experiência dentro da universidade. “A gente  desenha os projetos para que possam potencializar os espaços compartilhados. Os apartamentos [dormitórios] são, de fato, para descanso e estudo, mas o que a gente faz é um convite para além do apartamento. Trata-se da vida que o estudante experimentará nas áreas comuns, em interação constante com outros jovens que estão atravessando o mesmo momento”, explica Camarano.

Todos os apartamentos têm a mesma configuração – cama, escrivaninha e banheiro. A área comum conta com cozinha – fogão, microondas, geladeiras, armários embutidos – e sala de estar com TV. Determinados apartamentos possuem uma varanda.

No prédio, haverá segurança com câmeras de monitoramento, portaria eletrônica 24 horas, controle de acesso e fechaduras eletrônicas, além de uma equipe exclusiva de manutenção. “A única coisa de que o morador vai precisar é roupa de banho, roupa de cama e itens pessoais. Tudo o mais estará disponível para ele”, garante o gerente de operações da empresa, Fernando Sanches.