Sem categoria

Unicamp e Hospital Regional de Piracicaba anunciam ampliação de residência médica e novas parcerias

Encontro realizado nesta quinta-feira (29) teve como objetivo estreitar relacionamento institucional e alinhar políticas de cooperação

As parcerias entre a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp) serão ampliadas ainda este ano, com a abertura de novas residências médicas, a criação de residências nas áreas não-médicas — como enfermagem — e a oferta de vagas em campos de estágios, inovação e tecnologia.

O alinhamento de políticas de cooperação e a ampliação do relacionamento marcaram a visita do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, nesta quinta-feira (29/02/24), ao Hospital Regional de Piracicaba (HRP-Unicamp). “Já temos há alguns anos essa parceria com o HRP. A área da saúde da Unicamp é muito forte, sendo a maior da universidade. Ter essa possibilidade de colaborar e fechar mais parcerias com o hospital é importante por três questões principais. Primeiro, porque queremos colaborar na assistência à população na grande região de Campinas. A Unicamp quer, cada vez mais, ser uma universidade cuja área de saúde colabore com o Hospital Regional para melhorar e aprimorar a assistência à população. As parcerias são importantes também para fortalecer a formação de nossos alunos. É isso que traz ao aluno da área médica da Unicamp um outro padrão de qualidade. E ainda tem a perspectiva, muito relevante atualmente, da geração de inovação voltada para a melhoria da saúde da população”, afirmou Meirelles.

##
Da esquerda para a direita, o executor do convênio Willian Cirillo, o superintendente do HRP Vitor Marim, o reitor Antonio Meirelles e o diretor executivo da Área da Saúde Oswaldo da Rocha Grassiotto: ampliação do número de residências médicas

O superintendente do Hospital Regional de Piracicaba (HRP) da Unicamp, o médico infectologista Vitor Marim, considerou que a ampliação do programa de residência, a médio prazo, está de acordo com a missão do hospital, que é atuar na formação de profissionais que irão prestar atendimento à população. “É muito gratificante receber a alta diretoria da Unicamp e vê-la corroborando o plano do hospital, que investe cada vez mais em ensino e pesquisa. A possibilidade de ampliação do número de residências médicas, que já atuam no HRP-Unicamp desde 2019 na Cirurgia Geral, na Ortopedia, na Oftalmologia e, em breve, na Urologia, nos traz muita satisfação. A expectativa é que ampliemos as residências médicas, que criemos vagas para outras áreas da saúde, não-médicas, como enfermagem, além da criação de campos de estágios, campos de inovação e de tecnologia”, afirmou Marim.

Para o diretor executivo da Área da Saúde (Deas/Unicamp), Oswaldo da Rocha Grassiotto, as novas residências multiprofissionais devem ser efetivadas ainda este ano. “Na prática, as residências nas áreas médicas já existem. Já no ponto de efetivação das áreas multiprofissionais, não é uma possibilidade, é uma necessidade. A Unicamp já utiliza o Hospital Estadual de Sumaré no campo de estágio de nossos residentes, mas já está insuficiente. Então, o próximo passo é Piracicaba, devendo se efetivar ainda neste ano de 2024“, afirmou Grassiotto.

Já o executor do convênio Unicamp/HRP, William Cirillo, salientou as várias áreas que unem as instituições. “Temos diversas parcerias com a Unicamp na formação de nossos residentes. Como o Hospital de Clínicas da Unicamp se tornou predominantemente de alta complexidade, os residentes precisam de treinamento em cirurgias não tão complexas assim, que são de complexidade intermediária, em um volume adequado para seu treinamento. Nesse conjunto de dados, o HRP entra na inserção da formação, porque podemos oferecer essa oportunidade para cobrir essa lacuna na formação dos residentes”, afirmou o médico cardiologista.