Em 14 de março de 2024 foi comemorado o Dia Mundial do Rim. Foram realizadas ações com o objetivo de informar sobre a prevenção das doenças renais e a Liga de Nefrologia e Urologia da Unicamp promoveu, na entrada do terminal de ônibus de Barão Geraldo, panfletagem e distribuição de bexigas visando conscientização. Participaram estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e de Enfermagem (FEnf), além do orientador da Liga, Rodrigo Bueno. O tema da campanha desse ano é “Saúde dos rins e exame de creatinina para todos: porque todos têm o direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento”.
“Conversamos com as pessoas que estão passando pelo terminal, explicando a importância de conhecer os sinais e sintomas de alarme das doenças renais, a forma de diagnosticar e os fatores de risco”, afirmou Bueno, docente da área de Nefrologia do Departamento de Clínica Médica da FCM. Na enfermaria de Nefrologia do Hospital de Clínicas também houve disponibilização de material informativo aos pacientes. A ação contou com apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia, que cuida das atividades da data no país.
O professor explica a importância do tema da campanha. “A doença renal crônica atinge aproximadamente 10% da população adulta. O diagnóstico em geral é simples. O médico faz uma consulta, identifica os fatores de risco, o histórico pessoal e familiar, examina o paciente, por exemplo, medindo a pressão e procurando por edema. A confirmação da suspeita diagnóstica se dá através da dosagem de dois exames simples: dosagem da creatinina no sangue e análise de urina (tipo 1), presentes em qualquer unidade básica de saúde”.