O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, participou nesta quarta-feira (4) da inauguração do laboratório do curso técnico em Prótese Dentária, que começou a ser oferecido pelo Colégio Técnico de Limeira (Cotil) neste ano. Até o ano passado, o curso era ministrado na Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), mas apenas na modalidade técnica. O técnico em prótese dentária presta suporte ao cirurgião dentista na fase de confecção das diferentes modalidades de próteses dentárias.
Também foram inaugurados, no Cotil, o novo Laboratório de Ciências da Natureza e Matemática e o Laboratório Multiuso de Informática. A cerimônia contou com a presença da coordenadora geral da Unicamp, professora Maria Luiza Moretti, e do Chefe de Gabinete da Reitoria, Paulo César Montagner.
“Destaco a importância de termos novos recursos de infraestrutura de ensino que, sem dúvida, melhorarão, ainda mais, a qualidade de formação de nossos alunos. Enfatizo, em particular, o laboratório de prótese dentária, que garante, com qualidade, a efetivação do curso técnico de prótese em nosso colégio técnico de Limeira”, disse o reitor.
“A vinda do curso para Limeira permitirá um processo mais rápido de atualização, já que novos laboratórios estão sendo montados com o que há de mais moderno na área de prótese”, disse o professor Augusto César da Silveira, diretor geral do Cotil. “Tudo isso para atender a região, onde existe grande concentração de profissionais de Odontologia”, acrescenta ele.
Silveira lembra que a própria Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp forma aproximadamente 80 profissionais por ano, numa indicação, segundo ele, de que há necessidade de técnicos especializados na área de prótese dentária. Segundo o diretor, dados do Conselho Regional de Odontologia (CRO) mostram que há aproximadamente 7 mil profissionais atuando na região.
“Consultando os mais novos materiais e técnicas desenvolvidos atualmente na área, entendemos que o Processo de Fluxo Digital (uma das disciplinas do curso) deveria ser parte essencial para que nossos técnicos em prótese dentária possam exercer de maneira eficiente e atualizada a sua profissão, ainda mais em uma região de grande concentração de profissionais”, afirma o diretor.
Silveira conta que a inclusão da disciplina na matriz curricular integra o projeto que previu a transferência do curso de prótese para o Cotil em Limeira. “Outros recursos diretos da reitoria da Unicamp serão empenhados na atualização dos equipamentos, e estamos procurando uma parceria para empregarmos aqui um programa eficiente que possa fazer o gerenciamento de tudo”, finalizou o diretor.