Manchete

Morre professora Maria da Conceição Tavares, referência da economia brasileira

Economista reconhecida internacionalmente, Conceição Tavares foi um principais nomes do pensamento desenvolvimentista no país

Economista Maria da Conceição Tavares morre aos 94 anos (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Maria da Conceição Tavares, uma das principais referências do Brasil em economia, morreu neste sábado (8) aos 94 anos. Figura-chave para o pensamento desenvolvimentista nacional, foi professora titular do Instituto de Economia (IE) da Unicamp e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Economista, matemática e escritora, Conceição Tavares nasceu em Portugal, migrando ao Brasil em meados da década de 1950, pouco antes de Juscelino Kubitschek assumir a presidência do país. Foi durante esse governo que participou da elaboração do Plano de Metas, passando posteriormente pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Ocupou,ainda, o cargo de deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), entre 1995 e 1999.

Conceição Tavares escreveu livros fundamentais para a compreensão do Brasil, influenciando uma geração de economistas e políticos brasileiros de renome como Dilma Rousseff, Luiz Gonzaga Belluzzo, Luciano Coutinho e José Serra. Consolidou renomada carreira acadêmica, com reconhecimento internacional, tendo sido indicada como uma das quatro mulheres entre os cem economistas heterodoxos mais importantes do mundo – a única a ser selecionada da América Latina pela publicação A biographical dictionary of dissenting, responsável pela elaboração da lista em 2000. Mais recentemente, em 2019, a professora foi tema do documentário Livre Pensar, de José Mariani, que reúne depoimentos, imagens de arquivo e fotos para narrar a biografia da economista, uma das vozes mais ativas da esquerda intelectual brasileira. Foi também vencedora do Prêmio Jabuti em 1998, na categoria Economia.

Professora Maria da Conceição Tavares durante homenagem em 17 de março de 2015, na Casa do Professor Visitante da Funcamp

A Unicamp lamenta profundamente o falecimento de Conceição Tavares e transmite as mais sinceras condolências aos familiares e amigos da professora. A cerimônia de cremação será restrita aos familiares da professora.

Confira entrevista do Jornal da Unicamp de 2017 com a economista Maria da Conceição Tavares.

Saiba mais sobre a trajetória da intelectual luso-brasileira em coletânea organizada pelo IE.