Maria da Conceição Tavares, uma das principais referências do Brasil em economia, morreu neste sábado (8) aos 94 anos. Figura-chave para o pensamento desenvolvimentista nacional, foi professora titular do Instituto de Economia (IE) da Unicamp e professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Economista, matemática e escritora, Conceição Tavares nasceu em Portugal, migrando ao Brasil em meados da década de 1950, pouco antes de Juscelino Kubitschek assumir a presidência do país. Foi durante esse governo que participou da elaboração do Plano de Metas, passando posteriormente pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Ocupou,ainda, o cargo de deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), entre 1995 e 1999.
Conceição Tavares escreveu livros fundamentais para a compreensão do Brasil, influenciando uma geração de economistas e políticos brasileiros de renome como Dilma Rousseff, Luiz Gonzaga Belluzzo, Luciano Coutinho e José Serra. Consolidou renomada carreira acadêmica, com reconhecimento internacional, tendo sido indicada como uma das quatro mulheres entre os cem economistas heterodoxos mais importantes do mundo – a única a ser selecionada da América Latina pela publicação A biographical dictionary of dissenting, responsável pela elaboração da lista em 2000. Mais recentemente, em 2019, a professora foi tema do documentário Livre Pensar, de José Mariani, que reúne depoimentos, imagens de arquivo e fotos para narrar a biografia da economista, uma das vozes mais ativas da esquerda intelectual brasileira. Foi também vencedora do Prêmio Jabuti em 1998, na categoria Economia.
A Unicamp lamenta profundamente o falecimento de Conceição Tavares e transmite as mais sinceras condolências aos familiares e amigos da professora. A cerimônia de cremação será restrita aos familiares da professora.
Nota da Reitoria da Unicamp
Hoje perdemos Maria da Conceição Tavares, brilhante intelectual e incansável militante, mestra de tantos. Mestra daqueles que almejam compreender o Brasil e o mundo pela lente da economia política e ousam lutar contra todas as formas de injustiça e desigualdade. A Unicamp teve o privilégio de contar com seu arguto pensamento crítico na fundação do Instituto de Economia e na formação dos principais pensadores da Escola de Campinas. Honraremos seu legado na construção da boa ciência, aquela comprometida com a construção de uma realidade justa e digna para todas as pessoas.
Reitoria da Unicamp
Nota do Instituto de Economia da Unicamp
É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento da estimada Maria da Conceição Tavares. Expressamos nossas mais sinceras condolências a todos os familiares, amigos e colegas nesse momento de imensa dor e perda.
Maria da Conceição Tavares foi uma figura icônica e inspiradora, uma verdadeira mestra fundadora do Instituto de Economia da Unicamp. Sua contribuição para a instituição e para o campo da economia foi de uma magnitude inigualável.
Como professora e pesquisadora exemplar, Tavares deixou um legado profundo em gerações de economistas. Seu trabalho incansável e suas ideias inovadoras moldaram a forma como entendemos e estudamos a economia. Ela foi uma referência intelectual, sempre questionando as desigualdades e buscando soluções para os desafios enfrentados pelo nosso país.
Além de sua notável atuação acadêmica, Maria da Conceição Tavares também foi uma voz ativa na defesa de políticas econômicas inclusivas e voltadas para o desenvolvimento social. Sua influência ultrapassou os limites da academia, alcançando o debate público e contribuindo para moldar o futuro do Brasil.
A perda de Maria da Conceição Tavares deixa um vazio imensurável no Instituto de Economia da Unicamp e em toda a comunidade acadêmica. Sua sabedoria, generosidade e dedicação deixaram uma marca indelével em todos nós, e sua ausência será profundamente sentida.
Expressamos nossa gratidão por ter tido o privilégio de compartilhar momentos e aprendizados com a professora Maria da Conceição Tavares. Temos certeza que sua luz e seu legado continuará vivo em nossas pesquisas, em nossas aulas e em nossa luta por uma sociedade mais justa e igualitária.
Com profunda tristeza e reconhecimento,
Instituto de Economia da Unicamp
Confira entrevista do Jornal da Unicamp de 2017 com a economista Maria da Conceição Tavares.
Saiba mais sobre a trajetória da intelectual luso-brasileira em coletânea organizada pelo IE.