Notícias

Reitor participa da abertura da Campinas Innovation Week, evento de inovação e negócios

A Unicamp está presente em um estande com apresentações sobre o ecossistema de inovação da Universidade, o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), e centros temáticos de pesquisa

Da esquerda para a direita, o reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, Germano Rigacci Júnior, o reitor da Unicamp, Antonio Meirelles e o secretário-executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, Thiago Rodrigues Liporaci

Teve início nesta segunda-feira (10) a primeira edição da Campinas Innovation Week, evento de inovação e negócios que oferece ao público mais de 50 palestras, workshops e rodadas de negócios sobre ciência, tecnologia e inovação com a presença de profissionais do mercado e da academia. As atividades da semana vão até a sexta-feira (14) e ocorrem no prédio da Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, na Vila Industrial, em Campinas. A Unicamp está presente no evento em um estande com apresentações sobre o ecossistema de inovação da Universidade, o Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS), e centros temáticos de pesquisa.

“A contribuição de Campinas para a produção de Ciência e Tecnologia ainda é pouco reconhecida pela população. Eventos como este tornam essa participação mais evidente”, enfatizou Antonio Meirelles, reitor da Unicamp, que participou da abertura do evento ao lado de outros representantes do ecossistema de inovação de Campinas, do estado de São Paulo e do país. Entre eles, Germano Rigacci Júnior, reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas; Thiago Rodrigues Liporaci, secretário-executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo; e Marcelo Strama, diretor de Fomento do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

O prefeito Dário Saadi preside a cerimônia de abertura da Campinas Innovation Week; quatro eventos compõem a programação:a Retail Conference; a Inova Trade Show, o TechStart Summit e a Open Innovation Week (Foto: Prefeitura de Campinas)

Participaram ainda da abertura o prefeito de Campinas, Dário Saadi; o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth; o deputado federal Jonas Donizette; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Campinas, Adriana Flosi; além de representantes dos legislativos municipal e estadual, de secretários municipais e de lideranças de empresas e instituições parceiras.

“O grande objetivo da Campinas Innovation Week é apresentar todo o ecossistema de inovação da cidade”, sintetizou Flosi, destacando que o evento é uma das ações de comemoração dos 250 anos de Campinas. Para o prefeito municipal, esta é uma oportunidade de celebrar o aniversário da cidade destacando ao público um dos grandes valores constituídos pelas instituições locais. “Realizar este evento aqui, no pátio ferroviário, é reconhecermos as pessoas que construíram a cidade e olharmos para o futuro, que será construído pela inovação”, saudou Saadi.

A Campinas Innovation Week reúne estandes de empresas e instituições dedicadas à tecnologia e à inovação, além de abrir espaço para trocas de experiências e rodadas de negócios. Quatro eventos compõem a programação: no dia 11, ocorre a Retail Conference; nos dias 12 e 13, a Inova Trade Show; e no dia 14 serão realizados o TechStart Summit e a Open Innovation Week. “O mais relevante no processo de produção de ciência e tecnologia é a oportunidade de interações, e é isso o que conseguimos com um evento como este”, analisou Liporaci, que destaca o fato de a cidade concentrar um terço de todos os parques tecnológicos ligados à secretaria.

No estande da Unicamp na Campinas Innovation Week, são apresentados componentes do ecossistema de inovação da universidade, como a Agência de Inovação da Unicamp (Inova) e o Parque Científico e Tecnológico da Unicamp, centros temáticos de pesquisa, como o Centro de Inovação em Novas Energias (Cine) e o Brazilian Institute of Data Science (BI0S), além do projeto do HIDS.

“As universidades e centros de pesquisa não produzem inovação sozinhos. É necessário manter relação com o mercado, precisamos fortalecer essa conexão”, ponderou o reitor da Unicamp, que participará de uma palestra sobre inovação em distritos inteligentes nesta quarta-feira (12). Outros representantes da Universidade participarão de palestras e workshops sobre comunicação científica, ecossistemas de inovação, transição energética e mobilidade elétrica.