Exposição na FEF conta a história da Liga das Atléticas da Unicamp

A mostra 'Juventude e liderança esportiva" pode ser visitada até o dia 17 de agosto, na Biblioteca da faculdade

Troféus, bandeiras, medalhas e vários objetos compõem a exposição sobre a trajetória da Liga das Atléticas fundada em 1970
Troféus, uniformes, medalhas e vários objetos compõem a exposição sobre a trajetória da Liga das Atléticas fundada em 1970

A Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp celebrou, na sexta-feira (14), no auditório Prof. Tojal, a abertura da exposição Juventude e liderança esportiva: fragmentos da história da Liga das Atléticas da Unicamp. A mostra, realizada na biblioteca da FEF, busca contar a história da Liga das Atléticas da Unicamp (LAU) desde a década de 80 até a atualidade, reunindo medalhas, troféus, fotografias e uniformes que marcaram essa trajetória.

A mesa de abertura do evento foi presidida por Helena Altmann, professora associada da FEF, e contou com a participação de Ricardo Barros, professor titular da faculdade, Harian Braga, aluno da pós-graduação na FEF e diretor de memória e patrimônio histórico da Federação Universitária Paulista de Esportes (Fupe), Marilia Valentini, pós-graduanda do Instituto de Biologia (IB), e Jocélio Oliveira, aluno do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Unicamp e atual presidente da LAU.

O evento envolveu relatos sobre a história da liga, as conquistas da entidade e os desafios enfrentados pela FEF no caso dos investimentos direcionados a iniciativas esportivas. “Houve uma contribuição desse movimento das atléticas, de antigos alunos do esporte universitário, organizado pelos próprios alunos especificamente, que ajudou a convencer a reitoria da época [anos 80] da necessidade de criar a Faculdade de Educação Física”, comentou Barros.

Assista ao vídeo sobre os 30 anos de trajetória da LAU:

Oliveira apresentou sua visão sobre o perfil atual da LAU e reforçou a importância da presença de mulheres no setor de esportes da Unicamp e do papel da entidade como ferramenta de integração social dos estudantes da graduação e da pós-graduação.

“Eu acredito firmemente que a LAU é um ponto central do esporte universitário dentro da Universidade, não apenas externamente, representando a Unicamp nas competições oficiais, mas do esporte interno também, fomentando não apenas o esporte de alto rendimento, mas a integração social desses estudantes da graduação, da pós-graduação e até mesmo de funcionários que têm vínculo com a Unicamp”, afirmou o aluno.

Evento de abertura da exposição abordou relatos sobre a história da liga, as conquistas da entidade e os desafios enfrentados pela FEF no caso dos investimentos direcionados a iniciativas esportivas

Após um momento de perguntas e respostas com os membros da mesa sobre a história da liga, o evento de abertura se encerrou convidando os presentes a visitarem a exposição preparada na biblioteca da FEF. Ali o público pôde contemplar a história da entidade de maneira concreta.

Altmann chamou atenção para o que considera os pontos altos da mostra. “Eu acho que destacaria as medalhas. Elas são muito simbólicas, na questão do esporte. Conseguimos um número específico de medalhas que mostram um pouco da trajetória [da LAU] ao longo do tempo. Acho que um outro documento interessante que aparece na exposição é a institucionalização da LAU, que é de 2002, mas que ali mesmo, quando é criado o estatuto da LAU, há um reconhecimento de canal de que na verdade ela existe desde 1970. Então estamos pensando aí em mais de 50 anos de esporte dentro da Universidade.”

A liga, fundada em setembro de 1970, hoje reúne 34 atléticas, diretamente e indiretamente filiadas à entidade, tendo como objetivo desenvolver e fomentar o esporte universitário, por meio da organização de campeonatos dentro da Universidade – como a Calouríadas – e representando a Unicamp em competições externas – como os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e o Campeonato Paulista Universitário.

O público poderá visitar a exposição até o dia 17 de agosto, das 10h às 21h, na Biblioteca da FEF, localizada na Avenida Érico Veríssimo, 701, no campus da Unicamp em Barão Geraldo, Campinas (SP).

Acesse mais informações.