O que há de novo

Ciência e Arte no Inverno e Instituto de Tecnologia são destaques da Pró-Reitoria de Pesquisa

Neste episódio, a pró-reitora de Pesquisa, Ana Fratini, detalhou a programação do Ciência e Arte no Inverno, programa que receberá 90 estudantes do ensino fundamental (oitavo e nono anos) de escolas municipais de Campinas para realizar atividades práticas, no formato de oficinas, durante o período de férias. As atividades ocorrem entre os dias 15 e 19 de julho de 2024, no campus de Barão Geraldo. O objetivo, segundo a pró-reitora, é despertar jovens talentos para a pesquisa científica. Fratini também destacou a inauguração, no Instituto de Computação (IC) da Unicamp, do primeiro Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) Redes de Comunicação e Internet das Coisas Inteligentes. O INCT é financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). As linhas de pesquisa são: internet das coisas, inteligência artificial, computação de borda, redes 5G/6G, redes ópticas de acesso, virtualização de redes, redes veiculares, segurança, cidades inteligentes, saúde digital, indústria e preservação ambiental. O site do INCT é https://iconiot.ic.unicamp.br/.

Ficha técnica:
Produção: Elisete Silva
Imagens: Marcos Botelho Jr.
Edição: Dionny Andrade
Capa: Alex Calixto