Reitoria recebe delegação da Universidad Peruana

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu, na manhã desta sexta-feira (5), o seu colega da Universidad Peruana Cayetano Heredia (UPCH), Enrique Castañeda Saldaña. A audiência abriu as conversações entre as duas instituições para o estabelecimento de parcerias, em diversas áreas.

O reitor da Unicamp, Antonio Meirelles (ao centro) e o reitor da UPCH, Enrique Castañeda Saldaña (à esquerda): início das conversações para estabelecimento de parcerias

Os dois reitores disseram haver um interesse mútuo na realização de intercâmbio de estudantes, professores e servidores. Eles também vislumbram a possibilidade de selar acordos em áreas como saúde, inovação e tecnologia.

“Nós consideramos haver muitas possibilidades de colaboração, porque encontramos aqui um grande investimento em inovação, produção tecnológica e transferência de tecnologia. E isso é muito bom para a sociedade porque promove o desenvolvimento”, afirmou Saldaña.  De acordo com o reitor da instituição peruana, a UPCH é responsável por 65% das pesquisas do país na área da saúde.

Saldaña quis conhecer o projeto Hub Internacional de Desenvolvimento Sustentável (HIDS) – um distrito inteligente que está sendo instalado em uma área  de 11 milhões de m² no campus de Barão Geraldo, em Campinas, onde empresas de tecnologia ficarão junto a áreas residenciais em espaços com soluções urbanísticas ambientalmente adequadas.

“Estamos em um processo de expansão e agora iniciamos o plano de construir um centro de inovação e transferência tecnológica. Por conta disso, vim para cá, para conhecer o modelo que está em desenvolvimento aqui na Unicamp junto com a Inova”, disse o reitor da UPCH, referindo-se à Agência de Inovação da Unicamp.

Para o professor Rafael Dias, da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri), o HIDS pode ser “o catalisador” de uma série de ações colaborativas entre as duas instituições.

O reitor da Universidad Peruana Cayetano Heredia (UPCH), Enrique Castañeda Saldaña:  interesse mútuo na realização de intercâmbio de estudantes
Enrique Saldaña, reitor da UPCH: interesse mútuo na realização de intercâmbio de estudantes

O reitor da Unicamp afirmou ter ficado otimista com a possibilidade de selar parcerias com a UPCH. “Acho que é possível vislumbrarmos uma contribuição grande. Eles têm uma boa tradição de pesquisa na área de ciências da vida e a gente sabe da força que as ciências da vida têm aqui na Unicamp”, disse Meirelles. “Portanto eu acho que por aí a gente pode começar uma significativa colaboração que poderá, ao longo do tempo, ir se espraiando para outras áreas”, afirmou o reitor da Unicamp.

A audiência contou ainda com a presença do chefe do Gabinete do Reitor, professor Paulo César Montagner, e da assessora de Cooperação Internacional da Deri, Mariana Castrillon Pereira.