Diretoria de Apoio e Permanência Estudantil inaugura novo portal de carreiras

O sistema torna mais ágil e eficiente o processo de solicitação de vagas de estágio obrigatório e não obrigatório para os estudantes da Universidade

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, e membros da Administração Central participaram, na manhã desta quarta-feira (10), do lançamento do portal Carreiras Unicamp – um novo sistema que torna mais ágil e eficiente o processo de solicitação de vagas de estágio obrigatório e não obrigatório para os estudantes da Universidade. O sistema gerencia hoje, 6 mil contratos de estágio, faz a gestão de 190 disciplinas e cobre 3.600 convênios ativos. Além de gerenciar os estágios, o sistema oferece ferramentas digitais atualizadas para a divulgação de vagas e a visualização de currículos, fazendo a ponte entre os estudantes de graduação e pós-graduação e as empresas.

De acordo com a coordenadora de carreiras da Diretoria Executiva de Apoio e Permanência Estudantil (Deape), Adriane Pelissoni, a plataforma representa uma nova forma de atuação do órgão na gestão do serviço. “A gente entende que ter uma área de carreiras é muito importante para a permanência também. É importante para garantir a qualquer um desejoso de percorrer essa trajetória profissional que receba o apoio para fazê-lo”, disse, durante cerimônia de apresentação da nova ferramenta, realizada no Conselho Universitário (Consu). Segundo Pelissoni, essa nova plataforma inaugura um processo totalmente digital – desde a solicitação da vaga de estágio até a regulamentação do pedido na Universidade.

O chefe da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), Ricardo Dahab, lembrou que o novo sistema “oferece modernidade e economia” à Universidade e pode ser considerado um exemplo de colaboração entre vários órgãos – a Diretoria Acadêmica (DAC), a Deape e a Detic.

Acesso ao mercado de trabalho

Meirelles disse que, ao facilitar o acesso de estudantes ao mercado de trabalho, o sistema vai contribuir para melhorar também a interação da Unicamp com a sociedade. “E isso vai se refletir no futuro da nossa Universidade.”

O pró-reitor de Graduação, Ivan Toro, afirmou ver três vantagens no novo sistema: uma melhor relação da Unicamp com as empresas; acompanhar melhor a trajetória dos estudantes; e dar melhores condições de empregabilidade aos alunos.

A pró-reitora de Pós-Graduação, Rachel Meneguello, disse que o escritório de carreira “é fundamental” para a consolidação da política institucional de permanência estudantil. Já para o chefe do Gabinete do Reitor, Paulo César Montagner, o novo sistema é muito mais que um mero mecanismo de estágio. “Criamos um sistema de carreira.”

Segundo Rodrigo Lanna, que representou no evento o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Fernando Sarti, a nova ferramenta facilita a relação do estudante com o mercado de trabalho.

Novas demandas

O sistema online de estágios e empregos foi implantado em 2004 na Unicamp e, 14 anos depois, os setores foram integrados ao Serviço de Apoio ao Estudante (SAE).

Com o aumento no número de cursos e estudantes ao longo dos anos, surgiram novas demandas da parte de alunos, professores e empresas. Isso levou a mudanças no serviço a partir de 2021. Outras alterações ocorreram em 2022, até que, neste ano, o SAE transformou-se no Deape e criou-se a Coordenadoria de Carreiras, Egressos e Vida Estudantil.