O Hospital Regional de Piracicaba (HRP) da Unicamp fechou o primeiro semestre de 2024 registrando um aumento significativo de 25% no total de cirurgias realizadas comparativamente ao mesmo período de 2023. Em números absolutos, foram efetuados 7.597 procedimentos cirúrgicos contra 6.085 realizados no primeiro semestre de 2023.
Os dados estatísticos indicam ainda que, se comparado ao semestre anterior, o crescimento chegou a 24%, quando foram realizadas 6.146 cirurgias.
As cirurgias hospitalares lideram o ranking de procedimentos cirúrgicos elaborados no primeiro semestre de 2024, totalizando 3.436. Em segundo lugar, estão as cirurgias hospital/dia, com a soma de 2.958. Já as cirurgias ambulatoriais registraram 1.203 procedimentos.
O HRP atende exclusivamente pacientes oriundos da Central de Regulação de Serviços do SUS (Cross) em cirurgias eletivas, além de realizar exames de toda a rede pública de saúde da macrorregião de Piracicaba.
Dados estatísticos
Já os dados estatísticos sobre os exames externos, que são aqueles realizados em pacientes que não estão internados no hospital, mas que são moradores das 26 cidades que compõem a área de atuação da Instituição, confirmam o caráter regional do hospital.
O HRP realizou, no primeiro semestre deste ano, 10.792 exames externos, dentro os quais a ressonância magnética se destaca, com 3.296 procedimentos, seguida pela tomografia computadorizada,com 2.698.
“Os dados revelam que o HRP-Unicamp desenvolve um trabalho sério com serviços de qualidade, que impactam positivamente na vida dos pacientes do Serviço Único de Saúde (SUS) moradores das 26 cidades da nossa região. Esses números ratificam para nós, da alta gestão, que estamos no caminho certo, e a população pode ter certeza de que a cada dia tralhamos traçando estratégias que nos levem a um aprimoramento contínuo para melhor cuidar dos pacientes do SUS”, afirmou o superintendente, o médico infectologista Vitor Marim.
Dentre as 24 especialidades médicas oferecidas pelo hospital, no último semestre, a oftalmologia liderou o ranking das cirurgias com 39% do total de procedimentos. A cirurgia geral ocupou a segunda posição, somando 22% das cirurgias realizadas no primeiro semestre de 2024. Com 19% dos procedimentos cirúrgicos, a urologia fica na terceira colocação. Já o quarto lugar é ocupado pela especialidade de ortopedia, com 10%, seguida pela otorrinolaringologia, que perfez 5% dos procedimentos.
Índice de satisfação
Moradora de Analândia, localizada a cerca de 87km de Piracicaba, Vilma Aparecida Lourenço Padovani, de 56 anos, revela que a cirurgia de retina não foi sua primeira experiência com o hospital. “Conheço esse hospital, já fiz dois exames de ressonância, quando fui encaminhada pela Saúde de Rio Claro. Aqui tem um atendimento muito digno, porque nós que somos do SUS merecemos ser bem tratados”, ponderou, acompanhada pelo marido, José Carlos Padovani.
“Tenho diabetes há mais ou menos 26 anos e, por causa dela, acabei tendo um descolamento de retina. Desde que estive aqui a primeira vez até o dia de cirurgia não deu um mês de espera. As enfermeiras e os médicos daqui são muito atenciosos. Explicam tudo com paciência. Agora, estou fazendo o retorno da cirurgia e estou muito satisfeita com o serviço como um todo do hospital”, afirmou.
Uma pesquisa realizada pelo programa Jornada do Paciente do HRP-Unicamp, que acompanha cada usuário do SUS nos períodos antes, durante e depois da cirurgia, aponta um índice de satisfação de 95% no primeiro semestre deste ano.
Foram efetuadas 3.255 pesquisas com pacientes da Internação, no período de janeiro a junho de 2024. O método utilizado foi o Net Promoter Score (NPS), uma pesquisa que avalia a probabilidade de que o paciente/cliente indique a instituição/empresa para conhecidos e familiares após uma experiência. O índice aponta a percepção que o paciente/cliente tem da marca, bem como seu nível de satisfação.