UPA 2024 espera receber mais de 56 mil visitantes

As inscrições para escolas e instituições de ensino estão encerradas, mas as visitas individuais ou em grupos de amigos estão liberadas; evento acontece em 17 de agosto

imagem colorida, filas de visitantes ao chegarem no estacionamento da Biblioteca Central

O programa Unicamp de Portas Abertas (UPA) chega a sua 19ª edição com um recorde de inscrições. Neste ano, inscreveram-se 880 escolas de todo o Estado de São Paulo e de cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, totalizando mais de 56 mil alunos. A UPA é o maior evento da Unicamp voltado à comunidade externa e atrai estudantes interessados em conhecer os cursos de graduação oferecidos pela Universidade e sua infraestrutura, formada por laboratórios, bibliotecas, centros de pesquisa e espaços de convivência, além de projetos e serviços. A edição de 2024 ocorrerá no próximo dia 17, das 9h às 17h, no campus de Barão Geraldo, em Campinas.

O tema da UPA deste ano é “Saber em Movimento”. Pretende-se, no evento, estimular os estudantes e toda a comunidade a refletir sobre a importância da Unicamp como espaço de pluralidade cultural, de livre debate de ideias e dotado da capacidade de mover conhecimentos e esforços em direção a um futuro mais justo, democrático e sustentável. Ao longo do dia, professores e estudantes dos cursos de graduação realizarão palestras, oficinas, rodas de conversa, jogos e atividades sobre diversos temas, além de apresentações sobre os serviços oferecidos pela Universidade a seus estudantes e orientações sobre o Vestibular Unicamp 2025 e as demais modalidades de acesso.

A comissão organizadora da UPA realizou aperfeiçoamentos na logística de boas-vindas aos estudantes, que poderão aproveitar mais espaços do campus. A recepção dos ônibus de visitantes ocorrerá na Praça da Paz, um grande espaço verde da Unicamp, onde será instalada também uma das praças de alimentação do evento. As atividades e orientações sobre o Vestibular Unicamp 2025 acontecerão próximas a esse local. Elas serão realizadas na sede da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), órgão organizador do exame. Quem passar por lá poderá obter materiais didáticos, participar de um quiz e outras atividades educativas e conferir palestras sobre as formas de ingresso na Unicamp e sobre a prova de redação do Vestibular.

As inscrições para as escolas e instituições de ensino estão encerradas. No entanto as visitas individuais ou em famílias/grupos de amigos estão liberadas. Os interessados já podem conferir a programação de atividades a serem oferecidas pelos institutos, faculdades, centros de pesquisa e serviços da Unicamp. Nos próximos dias, a programação completa deverá estar disponível no site da UPA.

As escolas inscritas também começarão a receber orientações e informações úteis sobre o evento. Elas serão enviadas aos endereços de e-mail informados no ato de inscrição. Pedimos a todos que observem suas caixas de entrada e/ou de spam para não perder nenhuma informação.

Unicamp de Portas Abertas – UPA 2024

17 de agosto de 2024, das 9h às 17h