Sem categoria

Comitiva da empresa chinesa Xamano Energy pretende realizar parceria com a Unicamp

Duas novas reuniões deverão ser marcadas com integrantes das áreas de saúde, inovação e meio ambiente para avançar em possíveis trabalhos conjuntos

Empresa pertence ao Grupo Medvacca que já possui escritório administrativo no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp

Em visita à Unicamp na manhã desta quinta-feira (8/08), uma comitiva da empresa chinesa Xamano Energy, multinacional do Grupo Medvacca, liderada pelo presidente Wei Wang e pela diretora-executiva Claudia Wu, foi recebida pelo reitor Antonio José de Almeida Meirelles. Duas novas reuniões deverão ser marcadas com integrantes das áreas de saúde, inovação e meio ambiente da Unicamp para avançar em possíveis trabalhos conjuntos apresentados pela empresa neste primeiro encontro.

O Grupo Medvacca já possui escritório administrativo no Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e é conhecido por sua atuação na produção de medicamentos. De acordo com o professor Osvaldir Pereira Taranto, Diretor Executivo de Assuntos Internacionais, o encontro desta quinta-feira foi agendado durante a visita do reitor à China no último mês de março, com o objetivo de discutir preliminarmente questões relacionadas ao desenvolvimento de pesquisa.

Além de propostas de energia, os executivos da Xamano falaram sobre a produção de medicamentos para diabetes e câncer. “Uma vez que a Unicamp tem muito interesse em realizar a transição energética, e a Xamano Energy é uma empresa que tem muito interesse em desenvolver pesquisa, existe a possibilidade de convênios”, disse Taranto, que será o responsável pela organização das próximas reuniões com representantes da Unicamp da área médica, da Inova e da pesquisa na área de energia verde.

A Xamano Energy, que pertence ao grupo, é uma empresa voltada especialmente para a inovação em energia renovável e descarbonização, além de atuar na produção de amônia verde, e que realiza parcerias em projetos com universidades e indústrias chinesas de alta tecnologia.

Wang falou durante a reunião sobre o relacionamento da empresa com as universidades, que acontece de forma diferente na China. Meirelles pontuou a diferença na própria legislação, lembrando que o foco da Unicamp é pesquisa e formação, mas que há um movimento no sentido de trazer parceiros diferentes para que a transição entre a tecnologia e o produto seja cada vez mais rápida.

“Hoje temos novas possibilidades de acelerar esta conexão dentro dos nossos limites”, disse Meirelles. O relacionamento da Universidade com a indústria acontece por intermédio da Agência de Inovação – Inova, que atua nesta fronteira entre a pesquisa e a produção industrial, complementou o reitor.

“Não podemos garantir o processo industrial, porque nosso papel é a pesquisa, na qual temos grande interesse em colaborar”, afirmou Taranto. Também participaram da reunião os professores e assessores da reitoria Caio Costa Oliveira e Carlos Etulain.

Além do Parque Tecnológico em Campinas, a Xamano Energy tem sedes administrativas em Pequim, Xangai, Hong Kong, São Paulo e Brasília.