Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Cátedra lança edital para artistas visuais migrantes e deslocados

O programa prevê a realização de uma exposição de artes visuais e um ciclo de acompanhamento artístico

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Unicamp abriu inscrições para o primeiro ciclo do programa Rede ArteRefúgio, voltado a artistas visuais migrantes ou que abordem a temática dos deslocamentos em sua produção.

O objetivo do projeto é promover artistas deslocados em início de carreira, colocando-os em contato com especialistas e outros artistas e facilitando, assim, sua inserção no universo das artes visuais no Brasil.

O programa prevê a realização de uma exposição de artes visuais e um ciclo de acompanhamento artístico, incluindo atividades desenvolvidas em conjunto com os estudantes e pesquisadores da Universidade e especialistas da área de artes visuais.

Será oferecida uma ajuda de custo de R$ 400 para o transporte das obras.

Poderão inscrever-se artistas em qualquer estágio da carreira que tenham sido impactados por experiências de deslocamento – incluindo estrangeiros que residam no Brasil e brasileiros que tenham migrado no interior do território nacional – ou que, em sua prática artística, abordem temas relacionados aos deslocamentos, compreendidos em uma perspectiva ampliada.

As inscrições para o I Ciclo da Rede ArteRefúgio podem ser realizadas no site do projeto, em que também se encontram mais informações sobre as ações previstas.

A Rede ArteRefúgio insere-se no contexto das ações da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, uma parceria da Unicamp com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur). O ciclo é realizado em conjunto com o Grupo de Pesquisa Cinere – Trajetórias sem Fronteiras e conta com apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura da Unicamp, por meio do edital Proeec-PEX 2024.

Confira o edital:

Ir para o topo