Manchete Notícias

Unicamp prorroga inscrições do Vestibular 2025 para 9 de setembro

Candidatos devem se inscrever pela internet; o prazo para o pagamento da taxa continua inalterado, terminando no dia 10 de setembro

A Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest) da Unicamp prorrogou para o dia 9 de setembro as inscrições do Vestibular Unicamp 2025. A inscrição deve ser realizadaexclusivamente pela internet, em formulário disponível na página eletrônica da Comvest. A taxa de inscrição é de R$ 210 e prazo para o pagamento continua o mesmo: termina no dia 10 de setembro.

Das 3.340 vagas regulares para ingresso na Universidade, o Vestibular 2025 oferece 2.537, distribuídas em 69 opções de cursos. É possível optar por até dois cursos, desde que da mesma área. O Manual do Ingresso 2025 está disponível para consulta na página eletrônica da Comvest, oferecendo informações sobre o processo de inscrição, as provas e as demais etapas. Uma das principais novidades do Vestibular Unicamp 2025 é que, pela primeira vez, as provas serão aplicadas no período da manhã, com início às 9 horas.

A primeira fase do Vestibular Unicamp 2025 será realizada no dia 20 de outubro de 2024, e a segunda fase acontecerá nos dias 1º e 2 de dezembro de 2024. Antes da primeira fase, haverá provas de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Música (com o envio de vídeos pela internet, entre os dias 20 e 30 de setembro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), elas ocorrerão em dezembro, entre os dias 11 e 13 de dezembro. O edital com as normas do Vestibular Unicamp 2025 também está disponível no site da Comvest.

Novidades

Há três novidades para a edição deste ano. A primeira delas é a já citada mudança no horário de aplicação das provas, que passarão, pela primeira vez, a serem realizadas no período da manhã. O exame, tanto da primeira fase quanto da segunda, terá início às 9 horas (horário de Brasília), com duração de cinco horas. A orientação continua sendo para que os candidatos cheguem com antecedência aos locais de prova, de preferência uma hora antes pelo menos (portanto, que estejam às 8 horas nesses locais). A medida foi tomada para evitar tanto o calor intenso do período da tarde quanto as chuvas fortes e tempestades, comuns na época do ano em que ocorrem as provas do Vestibular Unicamp. Esses fenômenos meteorológicos são mais frequentes no período vespertino.

Outra importante novidade é a criação da carreira de “treineiros”, voltada a estudantes que ainda não concluíram o ensino médio. Até o ano passado, os candidatos com esse perfil podiam optar por prestar o Vestibular Unicamp escolhendo qualquer curso disponível. Agora, obrigatoriamente, deverão selecionar uma das três opções: Treineiros de Ciências Humanas/Artes; Treineiros de Ciências Exatas/Tecnológicas; ou Treineiros de Ciências Biológicas/Saúde. Os candidatos da carreira de treineiros terão sua classificação divulgada e receberão um certificado de participação. Importante: os estudantes com esse perfil não participam das provas de Habilidades Específicas e não são convocados para matrícula.

Além das duas novidades acima, a Comvest está ampliando o número de locais de prova na Região Nordeste do país, com a inclusão da cidade de Recife, onde acontecerão tanto a primeira quanto a segunda fase do Vestibular 2025.

Inscrição automática Enem-Unicamp

A Comissão Permanente informa que está mantida a possibilidade de inscrição antecipada, no formulário do Vestibular, para candidatos oriundos de escola pública, na modalidade Enem-Unicamp. A medida havia sido aplicada pela primeira vez na edição passada do Vestibular Unicamp. Dessa maneira, ao realizarem a inscrição no Vestibular 2025, candidatos de escolas públicas que optaram pelo Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais) – que oferece bônus na nota no caso dos estudantes de escolas públicas – e/ou pelas cotas étnico-raciais já estarão automaticamente inscritos gratuitamente na modalidade Enem-Unicamp 2025, não sendo necessária nova inscrição em novembro.

Cidades

A primeira fase será aplicada, no Estado de São Paulo, em 31 cidades: Americana, Araçatuba, Barueri, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

Fora do Estado de São Paulo, recebem as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.

Isenção da taxa

Neste ano, 10.872 estudantes foram contemplados com a isenção de taxa de inscrição, que valerá tantopara o Vestibular Unicamp 2025 como para a modalidade Enem-Unicamp 2025. Os candidatos contemplados deverão acessar um formulário específico e usar o código de isento para efetuar a inscrição sem gerar boleto.

Aplicativo do Vestibular

A Comvest disponibiliza um aplicativo gratuito, a partir do qual os estudantes podem receber alerta sobre as datas importantes do Vestibular, além de ter acesso rápido às informações mais relevantes. O aplicativo Vestibular Unicamp pode ser baixado gratuitamente.

Calendário do Vestibular Unicamp 2025

Inscrições e pagamento da taxa de inscrição01/08 a 09/09/2024