Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Renato Barroso, docente da FEF, assume a Diretoria de Esportes da Proeec

Iniciativa é uma demanda antiga da comunidade e confere um caráter institucional às atividades esportivas da universidade

O docente da Faculdade de Educação Física (FEF) Renato Barroso assumiu a recém-criada Diretoria de Esportes, que funcionará na agora chamada Pró-reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (ProEEC). Segundo Barroso, o intuito é colocar o esporte universitário dentro das prioridades da Unicamp.

“A ideia da Unicamp é colocar o esporte universitário como política institucional, para aumentar o apoio e ter uma retaguarda. Já existe o esporte, já existem as atléticas. O que a Unicamp está tentando fazer é formalizar esse apoio e ampliá-lo”, destacou. A nova diretoria nasce com a missão de implementar, gerir e operacionalizar a Política de Esportes, aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) em novembro de 2023.

O docente da Faculdade de Educação Física e diretor de Esportes, Renato Barroso: aumentar o apoio e ter uma retaguarda
O docente da Faculdade de Educação Física e diretor de Esportes, Renato Barroso: aumentar o apoio e ter uma retaguarda

O novo diretor-adjunto, Leandro Mazzei, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), ressaltou o caráter inovador desse processo. “É uma diretoria de vanguarda no contexto brasileiro e tem possibilidade de potencializar o nome da Unicamp dentro do esporte universitário nacional”, apontou. Segundo Mazzei, a diretoria deve ampliar também o oferecimento de atividades para a comunidade externa, consolidando os campi universitários com espaços de esporte e lazer para toda a sociedade.

De acordo com o pró-reitor de Esporte, Extensão e Cultura, Fernando Coelho, conferir um caráter institucional às atividades esportivas é uma demanda antiga da universidade. “São atividades que acontecem em intensidade, mas muito fragmentadas na universidade toda. Então, a ideia foi, primeiro, ter uma política clara de esportes, que coloque a instituição pensando o esporte. Agora estamos criando as estruturas para gerir as grandes linhas de atuação dessa política e operacionalizá-la”, relatou.

“A partir do momento que temos uma política de esporte e uma Diretoria de Esporte, é para lá que vão convergir todas as ações, o financiamento das atividades, a organização de grandes eventos e todas as conversas que a universidade pode fazer com organizações externas, como as secretarias municipais e estaduais, o Ministério de Esportes, entre tantos atores que podem ser envolvidos”, explicou.

O Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU), anteriormente ligado à Diretoria de Cultura da ProEEC, passa agora a ser a sede e o principal equipamento da Diretoria de Esportes. “Com a nova diretoria, temos uma perspectiva de institucionalização das ações de esporte. Os apoios dispersos que ocorriam agora terão um local específico, onde podem ser planejados e avaliados. As tratativas agora serão feitas de maneira que o esporte não fique mais em segundo plano, mas tenha o espaço dele, como prevê a Constituição Federal”, afirmou Flávio H. de Almeida Prado, coordenador do GMU.

Para Caio Nakavaki, que assume o posto de assistente técnico da nova diretoria, a institucionalização deve impactar positivamente o fluxo do trabalho. “Com a criação da Diretoria de Esportes, as parcerias poderão ser feitas de uma maneira mais formal, seguindo o rito correto entre instituições. Foi um passo imprescindível para que conseguíssemos, de fato, aplicar as políticas esportivas aqui na Unicamp da forma mais correta possível e bem assertiva”, pontuou.

Leia mais:

Consu aprova reajuste salarial e do Vale Refeição e mudanças na estrutura da Proec

Ir para o topo