Conteúdo principal Menu principal Rodapé
Notícias

Empresa inglesa cede licenças de softwares no valor de 3 milhões de libras para Cepetro

Serão seis licenças para os programas da PE Limeted (Petex), a serem utilizados em aulas de graduação e pós-graduação e em pesquisas

A doação consiste em softwares muito utilizados na indústria para análises
A doação consiste em softwares muito utilizados na indústria para análises

Para fins acadêmicos, a companhia inglesa PE Limited (Petex), que desenvolve softwares de engenharia e geologia estrutural para empresas e universidades de todo o mundo, fornecerá a licença de uso de seis de seus programas (Prosper, GAP, PVTP, Mbal, Reveal e Resolve) para o Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro) da Unicamp.

A parceria dará aos pesquisadores brasileiros a possibilidade de usufruir, gratuitamente e por tempo indeterminado, de sistemas cujos custos de licenciamento e manutenção ultrapassam 3 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 22 milhões). Trata-se de softwares muito utilizados na indústria para fazer análises sobre a integração entre os reservatórios de petróleo e os sistemas de produção.

“É necessário fazer uma análise integrada desses dois âmbitos fundamentais a fim de obter resultados mais confiáveis sobre os cenários e as simulações de produção e verificar pontos em que é possível reduzir a pegada de carbono da produção de petróleo. Isso não é possível de ser feito sem esse tipo de software. No entanto, como esses programas demandam grandes investimentos, isso obriga o ambiente acadêmico a quase sempre fazer análises de maneira individualizada”, explica Marcelo Souza de Castro, diretor do Cepetro.

Os softwares da Petex serão utilizados em aulas de graduação e pós-graduação ministradas por pesquisadores do Cepetro na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) e no Instituto de Geociências (IG) e em pesquisas conduzidas no centro. Em um primeiro momento, a utilização deles ficará a cargo do Centro de Inovação em Produção de Energia (Epic, na sigla em inglês) do Cepetro. “Há, obviamente, a intenção de ampliar o uso [desses programas] para abranger outras pesquisas no futuro”, afirmou o diretor.

No Epic, eles serão usados em uma linha de pesquisa que trata da integração entre os reservatórios de petróleo e os sistemas de produção. Essa linha utiliza o conhecimento e as técnicas desenvolvidos por outros setores a fim de melhorar a compreensão sobre o comportamento dinâmico dos reservatórios e da sua conexão com os sistemas de produção. Dessa forma, é possível desenvolver metodologias para aprimorar as práticas de gerenciamento de reservatórios com base em modelos matemáticos, que simulam como será a produção nos próximos anos.

****************

O Centro de Estudos de Energia e Petróleo (Cepetro) é um centro de pesquisa ligado à Unicamp, com mais de 35 anos de história, focado em petróleo, gás, energias renováveis e transição energética. Instalado, atualmente, em cinco prédios com mais de 5 mil metros quadrados de área, possui dez laboratórios próprios e conta com mais de 350 pesquisadores. Além de executar projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), o Cepetro presta serviços técnicos e de consultoria, forma recursos humanos altamente qualificados e promove a disseminação do conhecimento. Seus projetos de P&D são financiados por empresas, fundações e agências governamentais de fomento à pesquisa. O Cepetro é um dos maiores captadores de recursos via cláusula de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Ir para o topo